Poluição por nutrientesA poluição por nutrientes refere-se a uma forma de poluição na qual os nutrientes, normalmente nitrogênio e fósforo, estão presentes em alta concentração, o que é prejudicial aos ecossistemas. A poluição por nutrientes é essencialmente um problema nos ecossistemas aquáticos, tais como córregos, rios, baías e lagos. É particularmente uma questão de preocupação em lagos e baías relativamente fechados ou contidos.

A poluição por nutrientes é causada principalmente pelo uso excessivo de fertilizantes na agricultura, ou por resíduos de operações agrícolas de origem animal. Os efeitos negativos dessa poluição são danificar ou destruir os ecossistemas aquáticos, que muitas vezes podem ter impactos ambientais negativos por destruir as indústrias de pesca. Este artigo apresenta uma breve panorâmica deste tipo de poluição aquática, incluindo as suas causas na agricultura e seus efeitos sobre cursos de água e indústrias de pesca.

tipo de poluição aquática

Poluição por grande quantidade de fósforo na água

Como funciona a poluição por nutrientes?

Nutrientes como nitrogênio e fósforo são essenciais para todos os ecossistemas vivos. O fósforo está presente nos solos, e geralmente se origina da rocha subjacente ou substratos geológicos. O azoto está presente na atmosfera, mas apenas entra no ecossistema através de um processo complexo de fixação do azoto, que é realizado principalmente por certas plantas e bactérias. O crescimento de plantas é limitado pela disponibilidade de azoto, fósforo e outros nutrientes, de modo que, na agricultura, o rendimento das culturas pode ser melhorado mediante a aplicação de fertilizantes contendo estes nutrientes.

As plantas, no entanto, só utilizam certa quantidade de nutrientes, então, limitam-se por outros fatores, como a disponibilidade de sol ou água, e o remanescente dos nutrientes permanecerá no solo e corre para o lençol freático ou córregos próximos. Embora os nutrientes sejam benéficos para algumas plantas, uma superabundância de nutrientes pode causar problemas nos ecossistemas aquáticos, principalmente porque pode gerar proliferação de algas. As algas, que são de rápido crescimento de microrganismos ou plantas simples, respondem ao afluxo de nutrientes rapidamente.

eutrofização

Área de rios e lagos com eutrofização

O novo crescimento pode sufocar as plantas existentes, obstruindo os cursos d'água. Quando as algas começam a morrer, o processo usa o oxigênio dissolvido se, e se a proliferação de algas era grande o suficiente, pode criar uma zona morta. Este processo é chamado de eutrofização. A eutrofização é um problema principalmente em lagos e corpos de água fechados, mas isso também acontece nos rios e baías. Mesmo em áreas onde a eutrofização não acontece, os nutrientes podem ainda prejudicar e perturbar os ecossistemas, alterando o equilíbrio das várias espécies.

Impactos na indústria de pesca

A poluição acarretada pelo escoamento de nutrientes provenientes da agricultura não é apenas uma questão de proteger o meio ambiente. Esta forma de poluição tem imediatos e tangíveis impactos econômicos. Quando um ecossistema aquático é interrompido, as populações de todos os animais, incluindo peixes, caranguejos, ostras, mariscos e outros, são afetadas. Em muitos casos, indústrias de pesca inteiras foram destruídas. Cidades inteiras, que dependem da pesca para sua subsistência, foram levadas à ruína econômica como resultado das populações minguantes de peixes, causada em parte pela poluição por nutrientes, combinados com outros tipos de poluição agrícola e industrial.
-----------------------------------------------------
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
----------------------------------------------------------------------------

Causas da poluição por nutrientes

A esmagadora maioria dos casos de poluição por nutrientes é originada pelo escoamento da agricultura. OS dois principais fatores de desencadeamento do problema são o uso excessivo de fertilizantes por operações de cultivo de lavouras, e o escoamento de resíduos de animais em operações agrícolas, tais como criação de suínos ou granjas.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Meio Ambiente
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Meio Ambiente