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Baterias de longa duração com ultracapacitores

Ultracapacitores têm uma vantagem sobre as baterias eletroquímicas (ou seja, tecnologia de lítio-íon), em que eles podem absorver e liberar uma carga quase que instantaneamente.

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Baterias de longa duração com ultracapacitoresDurante décadas, a tecnologia de armazenamento de longa duração da bateria tem sido um peso ancorando a tecnologia e inovação científica. De telefones celulares a veículos elétricos, as nossas capacidades tecnológicas parecem estar sempre vários passos à frente de nossa capacidade de gerar energia para que os equipamentos funcionem.

Várias novas técnicas promissoras estão atualmente em desenvolvimento para ajudar a impulsionar o século 21, mas uma pequena startup parece especialmente bem posicionada em transformar a maneira como pensamos sobre o armazenamento de energia.

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Com sede no Texas (EUA), a EEStor, Inc. não exatamente propõe uma nova bateria, já que não são usados produtos químicos na sua concepção. A tecnologia é baseada na ideia de um condensador de estado ultrasólido, mas que não pode ser descrito exatamente nestes termos.

Ultracapacitores têm uma vantagem sobre as baterias eletroquímicas (ou seja, tecnologia de lítio-íon), em que eles podem absorver e liberar uma carga quase que instantaneamente ao se submeter a praticamente nenhuma deterioração. O trunfo das baterias de ultracapacitores está em sua capacidade de armazenar quantidades muito maiores de energia em um determinado momento.

A visão da EEStor do ultracapacitor - chamado de Unidade de Armazenamento de Energia Elétrica, ou EESU - combina o melhor dos dois mundos. O avanço baseia-se em um isolador de titanato de bário para aumentar a energia específica da unidade muito além do que é alcançável com a tecnologia de hoje do ultracondensador.

Alega-se que esse novo avanço permite uma energia específica de cerca de 280 watts por quilo - mais que o dobro da mais avançada tecnologia de íons de lítio e dez vezes maior do que as baterias de chumbo-ácido. Isto poderia se traduzir em um veículo elétrico capaz de viajar até 900 km em uma carga de 5 minutos, em comparação com a tecnologia atual da bateria, que oferece uma gama média 80-160 km depois de uma carga durante toda a noite. Como se isso não bastasse, a empresa afirma que eles serão capazes de produzir em massa as unidades custando uma fração do custo das baterias tradicionais.

Baterias de longa duração com ultracapacitores

Carros elétricos teriam sua capacidade de uso aumentada com a nova tencnologia de bateria de longa duração

"É uma mudança de paradigma", disse Ian Clifford, da ZENN Motor Co., um dos primeiros investidores e exclusivo titular dos direitos de uso da tecnologia em carros elétricos. "O calcanhar de Aquiles para a indústria de carros elétricos tem sido o armazenamento de energia. Por esse motivo, isso faria com que os motores de combustão internos se tornassem desnecessários".

Mas essa pequena empresa de carros elétricos não é a única organização apostando na nova tecnologia. A Lockheed-Martin, maior contratante do mundo no setor de defesa, também assinou com a EEStor para o uso da tecnologia em aplicações militares. A Kleiner Perkins Caufield & Byers, uma empresa de capital de investimento que conta com clientes como Google e Amazon entre seus sucessos em início de carreira, também tem investido pesadamente na companhia de energia.

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