Índices de rentabilidade para empresasToda empresa precisa se preocupar com a sua rentabilidade. Em economia, uma das ferramentas mais utilizadas de análise financeira são os índices de rentabilidade, que ajudam a determinar a estratégia da companhia. Medidas de rentabilidade são igualmente importantes para os gestores da empresa e os proprietários. Se uma pequena empresa tem investidores externos que puseram o seu próprio dinheiro na empresa, o principal proprietário certamente tem que mostrar rentabilidade para os investidores.

Índices de rentabilidade mostram a eficiência global de uma empresa e seu desempenho. Podemos dividir os índices de rentabilidade em dois tipos: as margens e retornos. Índices que mostram margens representam a capacidade da empresa para traduzir vendas em lucros em vários estágios de medição. Índices que mostram retornos representam a capacidade da empresa em medir a eficiência global da empresa em gerar retornos para seus acionistas.

-----------------------------------------------------
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
----------------------------------------------------------------------------

Índices de Margem

Margem de lucro bruto

A margem de lucro bruto enxerga o custo das mercadorias vendidas como percentual das vendas. Essa razão analisa como uma empresa controla o custo de seu inventário e a fabricação de seus produtos e, posteriormente, repassa os custos aos seus clientes. Quanto maior a margem de lucro bruto, o melhor para a empresa. O cálculo é: Lucro Bruto / Vendas Líquidas = ____% . Ambos os termos da equação vêm da declaração de renda da companhia.

Margem de lucro operacional

O lucro operacional também é conhecido como EBIT e se encontra na conta de renda da empresa. EBIT é o lucro antes de juros e impostos. A margem de lucro operacional EBIT é vista como uma porcentagem das vendas. A relação de margem de lucro operacional é uma medida de eficiência operacional, incorporando todas as despesas normais de atividade diária. O cálculo é: Vendas EBIT / Net = _____% . Ambos os termos da equação vêm da declaração de renda da companhia.

Índices de rentabilidade para empresas

Cálculos de índices de rentabilidade são fundamentais para as empresas e seus investidores

Margem de lucro líquido

Ao fazer uma análise simples entre razão e rentabilidade, margem de lucro líquida é o índice de margem mais utilizado. A margem de lucro líquido mostra o quanto de cada real (ou dólar) de vendas mostra-se como lucro líquido, após todas as despesas serem pagas. Por exemplo, se a margem de lucro líquido é de 5%, isso significa que 5 centavos de cada dólar é o lucro.

A margem de lucro líquida mede a rentabilidade após a consideração de todas as despesas, incluindo impostos, juros e depreciação. O cálculo é: lucro líquido / Receita Líquida de Vendas = _____% . Ambos os termos da equação vêm da declaração de renda.

Margem de Fluxo de Caixa

A margem de fluxo de caixa é um dado importante, pois expressa a relação entre geração de caixa operacional e de vendas. A empresa precisa de dinheiro para pagar dividendos, fornecedores, dívida de serviços e investir em bens de capital novos. Assim, este valor é tão importante quanto o lucro de uma empresa.

A margem de fluxo de caixa mede a capacidade de uma empresa em traduzir as vendas em dinheiro. O cálculo é: Fluxo de caixa de fluxos de caixa operacionais / vendas líquidas = _____% . O numerador da equação vem da declaração de fluxo de caixa da empresa. O denominador vem da Demonstração de Resultados. Quanto maior a porcentagem, melhor.

Índices de retorno

Retorno sobre ativos (também chamado de Return on Investment ou ROI)

A taxa de rentabilidade do ativo é uma relação de rentabilidade importante porque mede a eficiência com que a empresa está gerindo seu investimento em ativos e usa-los para gerar lucro. Ela calcula a quantidade de lucro obtido em relação ao nível da firma de investimento em ativos totais. O retorno sobre ativos totais está relacionado com a gestão de ativos financeiros.

O cálculo para a taxa de rentabilidade do ativo é: Lucro Líquido / Ativo Total = _____%. Lucro líquido é retirado da declaração de renda e ativos totais são retirado do balanço. Quanto maior a porcentagem, melhor, porque isso significa que a empresa está fazendo um bom trabalho utilizando seus ativos para gerar vendas.

Índices de rentabilidade para empresas

O mais importante dos índices de resultado financeiro é o retorno sobre o capital

Retorno sobre Patrimônio Líquido

O retorno sobre o capital é, talvez, o mais importante de todos os índices financeiros para os investidores. Ele mede o retorno sobre o dinheiro que os investidores colocaram na companhia. Esse é o número que os potenciais investidores analisam ao decidir se devem ou não investir na empresa. O cálculo é a seguinte: Patrimônio Líquido / Lucro Líquido = _____%. O lucro líquido vem da declaração de renda e patrimônio líquido vem do balanço. Em geral, quanto maior o percentual, melhor, com algumas exceções, pois mostra que a empresa está fazendo um bom trabalho usando o dinheiro dos investidores.

Retorno de caixa sobre os ativos

O retorno de caixa sobre ativos totais geralmente é usado somente em uma análise mais avançada da rentabilidade. Ele representa uma comparação com retorno sobre ativos, uma vez que é uma comparação monetária para esta relação, como retorno sobre os ativos é declarado pelo regime de competência. O dinheiro é necessário para futuros investimentos. O cálculo é: Fluxo de caixa das atividades operacionais / Ativo Total = _____% . O numerador é obtido da Demonstração dos Fluxos de Caixa e o denominador do balanço. Quanto maior a porcentagem, melhor.

Dados comparativos

A análise da relação financeira só será um bom método de análise financeira se houver dados comparativos disponíveis. As relações devem ser comparadas com os dados históricos da empresa e os da indústria.

Modelo DuPont

Há tantas razões financeiras – liquidez, endividamento ou índices de alavancagem financeira, eficiência ou índices de gestão de ativos - que muitas vezes é difícil ver a situação como um todo. Você pode se atrapalhar com detalhes.

Um método que empresários podem usar para resumir todos os índices é usar o modelo de Dupont.

O Modelo Dupont é capaz de mostrar ao proprietário de uma empresa de onde os componentes do Retorno de Ativos (ROA ou Retorno sobre o Investimento) vêm, bem como a taxa de rentabilidade do Patrimônio Líquido. Por exemplo, a ROA vem de lucro líquido ou giro do ativo? Será que o retorno sobre o patrimônio vêm de lucro líquido, giro dos ativos ou a posição do negócio da dívida? O modelo DuPont é muito útil para donos de empresas na hora de determinar quais ajustes financeiros precisam ser feitos.

Autor(es):

facebook      twitter      google+

Economia
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Economia