Fluido não-NewtonianoUm fluido não-Newtoniano é um fluido cuja viscosidade é variável com base na tensão aplicada. O mais conhecido fluido não-Newtoniano é o amido de milho dissolvido em água. Os tipos de fluidos não-Newtonianos são substâncias fascinantes que podem ser usadas para ajudar a compreender a física em mais detalhes.

Se perfurarmos um balde contendo fluido não-Newtoniano, a tensão introduzida pela força de entrada faz com que os átomos no fluido se rearranjem, de modo que se comporte como um sólido. Mas se alguém colocar a mão no líquido lentamente, no entanto, a mão vai penetrar neste sólido com êxito. Se esta mesma pessoa puxar a mão para fora abruptamente, o material voltará a se comportar como um sólido.

Um pseudoplástico de fluido não-Newtoniano se comporta de maneira oposta. Neste tipo, o fluido se torna mais fino, em vez de mais espesso, quando é aplicada determinada pressão. Também chamado de pseudoplástico, os exemplos deste tipo de fluido não-Newtoniano incluem frascos de ketchup, de creme dental, entre outros.

tipos de fluidos não-Newtonianos

Material líquido e sólido chamado de fluido não-Newtoniano

Esses tipos de fluidos usados como suprimentos em muitos laboratórios e em muitas áreas da indústria e da ciência nos ajuda a entender a grande variedade de fluidos que existem no mundo físico. Sólidos plásticos, fluidos viscoelásticos e fluidos dependentes do tempo de viscosidade são outros que apresentam relações complexas e intuitivas entre tensão de cisalhamento e viscosidade / elasticidade.

Quando combinados com uma placa oscilante, fluidos não-newtonianos demonstram outras propriedades incomuns, como protuberâncias e buracos que persistem após criá-los. Uma placa oscilante aplica tensão numa base periódica, havendo rápida evolução da viscosidade do fluido, colocando-o em um meio termo entre um líquido e um sólido.
-----------------------------------------------------
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
----------------------------------------------------------------------------

Uma aplicação prática para o espessamento de cisalhamento de fluidos não-newtonianos pode estar nas armaduras utilizadas por soldados no futuro. Uma vez que tais fluidos são geralmente flexíveis, eles iriam permitir que os soldados pudessem se mover livremente quando não estivessem sob ataque. Mas, se confrontado com uma bala, atuando como uma armadura tradicional. Mais pesquisas são necessárias para haver a certeza de que os fluidos não-Newtonianos são adequados para os militares.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Suprimentos Industriais
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Suprimentos Industriais