O que é amonificaçãoAmonificação é uma etapa importante no ciclo do nitrogênio, um ciclo natural que faz com que haja oferta de nitrogênio da Terra a organismos que dele necessitam, tais como as plantas. Tal como muitos outros ciclos naturais, o ciclo do azoto pode ser interrompido por atividades humanas que podem levar a desequilíbrios em várias fases, por vezes, causando problemas ambientais. O processo de amonificação representa um grande problema no ciclo do nitrogênio, quando ocorre a intervenção humana, já que os acúmulos de amônia ocasionam problemas de saúde e afetam as questões ambientais.

O processo de amonificação é o resultado da decomposição de matéria orgânica, incluindo animais mortos e plantas ou resíduos, como excrementos. Esta decomposição é realizada por dezenas de microorganismos que utilizam material orgânico morto, produzindo a amônia e compostos relacionados como um subproduto de seu metabolismo. A amonificação classicamente ocorre no solo, em um ambiente aeróbico, que oferece às bactérias e outros microorganismos o oxigênio essencial.

Amonificação

Solo em processo de amonificação

Uma vez que o processo foi realizado, a próxima etapa, a nitrificação, pode ocorrer. No caso da nitrificação, o amoníaco é utilizado para a geração de energia por outros microorganismos que, por sua vez, produzem azoto como um subproduto. Uma determinada quantidade de azoto é absorvida pelas plantas na área, e outra parte do subproduto escapa para a atmosfera. O nitrogênio atmosférico que flutua livremente pela atmosfera, por sua vez, pode ser "fixado" pelas plantas que, eventualmente, são consumidas ou morrem, iniciando o ciclo novamente.

Se houver um excesso de material orgânico, a amonificação do material pode causar um perigoso acúmulo de amônia, prejudicando o meio ambiente. Os compostos de amônia também podem se espalhar através de grandes distâncias e causam doenças e enfermidades em humanos e animais. A amonificação pode ser um problema se as populações de bactérias que contribuem para a nitrificação se tornarem incapazes de manter-se com a quantidade de amônia e compostos relacionados no solo.
-----------------------------------------------------
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
----------------------------------------------------------------------------

Alguns jardineiros realizam alterações do solo que são especificamente concebidas para promover a amonificação e a nitrificação do solo, de modo que suas plantas tenham um suprimento constante de nutrientes. Esses aditivos também promovem a saúde geral do solo e o equilíbrio correto de microorganismos úteis que podem beneficiar o jardim, e o solo ainda pode ser construído com o uso de outras alterações para garantir que esses microrganismos tenham sempre algum material em que trabalhar.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Meio Ambiente
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Meio Ambiente