Uso de uma bomba de pistão radialUma bomba de pistão radial utiliza um veio de acionamento para conduzir pistões para dentro e para fora dos cilindros dispostos perpendicularmente ao eixo, a fim de bombear fluidos. O pistão fornece movimento dos fluidos para frente e para trás através da bomba. Uma bomba de pistão radial difere-se de uma bomba de pistão axial pela forma como os pistões e cilindros estão dispostos paralelamente ao eixo de transmissão.

Em uma bomba de pistão radial, pistões e cilindros múltiplos estão alojados num bloco de cilindros uniformemente espaçados em torno do eixo de transmissão. Há tipicamente um anel de rolamento, fora do centro em relação ao veio de acionamento, que faz com que ocorra o movimento de vaivém destes êmbolos. Molas mantêm os pistões em contato com este anel conforme eles se movem para trás e para frente. A posição do anel determina a distância de deslocamento do pistão e, assim, determina a quantidade de fluido que pode ser absorvido e expulso em um ciclo.

O ciclo de bombagem ocorre em duas fases. No movimento para cima do êmbolo, o fluido é puxado para dentro do cilindro. À medida que ocorrem os movimentos de anel e as mudanças de posição do pistão, o fluido é expelido para fora do cilindro.

modelo de bomba de pistão

                                                                                       Bomba de pistão radial do tipo injetora

Os dois tipos básicos de pistões utilizados em modelos de bombas de pistões radiais são aqueles em forma de cilindros ou de esferas. Existem válvulas de controle em cada cilindro de admissão e de saída do fluido a ser bombeado. Outras variações de design incluem opções para manutenção remota por computadores e eletrônicos de bordo para controlar o volume e a pressão.

Um tipo de bomba de pistão radial pode ser projetado com deslocamento fixo ou com deslocamento variável. Em uma bomba de deslocamento fixo, uma quantidade definida de fluido é bombeada em cada ciclo e isso não pode ser alterado. A quantidade de fluido bombeado em um modelo de bomba de pistão de deslocamento variável é ajustável. Isto pode ser realizado em modelos de bomba de pistão radiais, alterando a posição do anel, desligando um ou mais pistões, ou por outro método.
-----------------------------------------------------
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
----------------------------------------------------------------------------

Dado ao seu nível de confiabilidade, baixo ruído, e adequação em situações de alta pressão, muitas operações fazem uso de uma bomba de pistão radial. Aplicações industriais incluem o uso de bombas de pistões radiais em máquinas pesadas, tais como ferramentas de usinagem, bem como equipamentos de teste e simulação. Estes modelos de bombas podem ser utilizados em operações de geração de energia e de transmissão, tanto em terra quanto no mar. Seu alto desempenho em velocidades relativamente baixas torna uma boa escolha para uso em pontes rolantes e equipamentos agrícolas também.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Máquinas & Equipamentos
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Máquinas & Equipamentos