O que é uma bigorna

O que é uma bigornaUma bigorna é um bloco sólido e maciço de aço, ferro forjado ou outro metal semelhante, com propriedade de grande resistência. A bigorna está em uso durante séculos, sendo que as bigornas básicas são usadas para trabalhar metais, desde o início da Idade do Bronze. A bigorna é utilizada em uma variedade de situações em que é necessário trabalhar metais, como no caso da fabricação de ferraduras e algumas ferramentas, e a maioria dos trabalhadores que atuam com a fabricação de peças em metal possuem pelo menos uma bigorna como ferramenta essencial. A bigorna é uma pedra angular da metalurgia, permitindo que o metal seja moldado rapidamente quando está quente ou frio contra uma superfície forte e resistente.

Normalmente, uma bigorna tem uma ponta longa e saliente e um lado plano chamado de calcanhar, embora algumas bigornas tenham uma ponta (chifre) e um calcanhar de forma irregular. O chifre é usado em algum trabalho de detalhe e para moldar metal em formas curvas. Alguns tipos de bigornas também têm orifícios nos quais várias ferramentas podem ser inseridas, bem como uma almofada de suporte metálico. O topo da bigorna é geralmente plano, embora algumas bigornas curvas sejam utilizadas para aplicações especializadas.

Tipo de bigorna utilizada na formação de metal

Tipo de bigorna utilizada na formação de metal

A forma de base da bigorna não mudou em milhares de anos, porque é uma forma altamente funcional, forte e flexível. O metal pode ser facilmente formado sobre uma bigorna, e é uma superfície de trabalho relativamente portátil, dependendo do tamanho da bigorna. Os modelos de bigornas podem variar em tamanho, desde ferramentas muito pequenas, passando por modelos delicados para fabricação de joias, até bigornas grandes que podem pesar centenas de quilos, utilizadas em grande escala para projetos de trabalho com o metal.

Ferreiros têm geralmente uma pequena bigorna portátil e forjam o metal para fabricar as ferraduras usadas por cavalos, permitindo-lhes moldar ferraduras na forma específica da pata do animal. Joalheiros muitas vezes contam com uma variedade de bigornas de diversos acabamentos para que eles possam usar a ferramenta e adequada a cada trabalho. Isso acontece especialmente em elação aos metais macios como o ouro, que poderiam ser danificados durante o processo de usinagem.
—————————————————–
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
—————————————————————————-
Quando se trabalha com o metal frio, a bigorna é uma ferramenta aproveitada para se preparar o metal, sendo que ela também pode ser afixada em alguma bancada. O metal pode ser martelado ou moldado, conforme o necessário e dependendo da espessura. Em outros casos, o metal terá de ser aquecido, a fim de ser trabalhado, e é tratado com pinças e luvas para evitar queimaduras graves. Uma vez que o metal tenha atingido uma temperatura efetiva, é transferido para a bigorna para moldagem.

<

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password