Melhores práticas para dispositivos móveis na empresa

Os dispositivos móveis fazem parte de quase todos os aspectos da vida. Com a quantidade de dados pessoais e profissionais armazenados nesses dispositivos, a segurança dessas informações é uma prioridade.

Uma pesquisa realizada em janeiro de 2012 pelo Dimensional Research, abordou o impacto dos dispositivos móveis sobre a segurança de informações em ambientes corporativos, concluindo que 94% das empresas registraram um número crescente de dispositivos móveis pessoais, como smartphones ou tablets, conectados às redes corporativas.

—————————————————–
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
—————————————————————————-
A maior produtividade e mobilidade dos funcionários são os principais benefícios para as empresas que permitem esses dispositivos no local de trabalho, mas cada um deles é acompanhado de uma série de riscos.

Empresas de todos os portes precisam avaliar os riscos sobre dispositivos móveis entre os funcionários

Empresas de todos os portes precisam avaliar os riscos sobre dispositivos móveis entre os funcionários

As ameaças associadas aos dispositivos móveis podem surgir de várias formas, incluindo:

Sistema operacional móvel – Todos os OSs, incluindo o Android, iOS, BlackBerry e Windows, apresentam seus próprios desafios de segurança. As ameaças podem surgir a partir de aplicativos móveis, do navegador móvel, ou do uso de atalhos pouco seguros de Bluetooth e Wi-Fi.
Funcionários – a falta do conhecimento de segurança entre os funcionários costuma ser o principal fator que afeta a segurança de dados móveis. Muitos funcionários simplesmente não têm conhecimento dos riscos de segurança móvel e das políticas corporativas associadas aos dispositivos móveis, como o armazenamento de dados corporativos, informações de clientes ou o acesso a aplicativos corporativos.
Dispositivos móveis pessoais – A consumerização de TI traz ainda outra camada de complexidade, já que mais funcionários querem aproveitar do seu dispositivo móvel pessoal para trabalhar. As empresas começam a aceitar a tendência “BYOD” (Traga seu Próprio Dispositivo), mas existem grandes preocupações com a privacidade de dados confidenciais armazenados em dispositivos.
A primeira etapa para qualquer empresa que quer se proteger contra esses desafios de segurança é de desenvolver e reforçar as melhores práticas e políticas corporativas para a empresa móvel. Isso deve incluir uma lista de dispositivos autorizados que podem acessar os dados corporativos, os tipos de dados que podem ser armazenados nos dispositivos móveis e retirados do ambiente corporativo, os tipos de aplicativos móveis que podem ser baixados nos dispositivos, o procedimento em caso de roubo ou perda de um dispositivo, uma rotina para atualizar sistemas operacionais, exigir senhas móveis, e a possibilidade de deletar os dados de um dispositivo perdido ou roubado.

O uso de dispositivos móveis no local de trabalho é uma tendência que está se fortalecendo por que libera o funcionário do seu escritório, permitindo um trabalho mais eficiente fora do escritório. Como qualquer tendência em ascensão, as empresas devem buscar o equilíbrio entre a mobilidade, para capacitar o funcionário e as preocupações de segurança que surgem com a tecnologia e inovação.

<

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password