Como funciona um desaeradorUm desaerador é um dispositivo mecânico que elimina gases dissolvidos, tais como o dióxido de carbono e oxigênio, a partir da água de alimentação antes de chegar à uma caldeira de tubulação. A desaeração é feita para prevenir a corrosão, ajudando a reduzir a manutenção da planta e os custos operacionais. Isso também pode reduzir o tempo ocioso da planta. Dois tipos básicos de desaeradores são comumente utilizados: o desaerador do tipo bandeja e do tipo pulverizador.

Em desaerador do tipo bandeja, a água de alimentação entra no topo através de um tubo de distribuição. A água cai em cascata através de camadas de bandejas perfuradas. Na parte inferior do desaerador de modelo bandeja, o vapor de baixa pressão é produzido, movendo-se para cima através das bandejas perfuradas. O vapor entra em contato com a água de alimentação e aquece até chegar a temperatura de saturação, o que provoca a separação de oxigênio e outros gases corrosivos. Os gases dissolvidos saem através de uma abertura no topo do desaerador, enquanto que a água de alimentação desarejada cai para um tanque de armazenamento.

O desaerador retira os gases dissolvidos da água e previne a corrosão das caldeiras.

                                      O desaerador retira os gases dissolvidos da água e previne a corrosão das caldeiras.

Ao contrário do que acontece com os modelos de desaeradores do tipo bandeja, os desaeradores de pulverização geram sprays de água de alimentação, como uma névoa fina. Em muitos casos, o pulverizador é introduzido primeiro para uma seção pré-aquecida, o que eleva a temperatura para ajudar na libertação de oxigênio e outros gases. Estes gases são libertados por meio de um respiradouro na parte superior. Um tanque de armazenamento é posicionado abaixo da desaerador para receber a água de alimentação processada.

Oxigênio e outros gases corrosivos podem não ser completamente removidos pelo processo de desaeração em sistemas de vapor operados sob alta pressão. Em tais casos, pode ser necessário aplicar um produto químico que é um limpador de oxigênio. Sulfito de sódio é o redutor de oxigênio mais popular, no entanto, pode decompor-se em gases ácidos em alta temperatura, o que irá aumentar a corrosão e não atenderá o propósito do método de desaeração.
-----------------------------------------------------
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
----------------------------------------------------------------------------

Um tipo de desaerador, assim como outros equipamentos em uma planta, vai passar pelo processo de desgaste e deve ser regularmente verificado e conservado. É uma boa prática conduzir regulares verificações do desaerador para mantê-lo em bom estado de funcionamento. Uma lista de verificação irá ajudar na realização de controles de rotina para evitar a perda de quaisquer etapas dos procedimentos de manutenção.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Máquinas & Equipamentos
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Máquinas & Equipamentos