Google
Matérias, artigos e empresas relacionados a Manutenção e Suprimentos para a indústria
Esqueci minha senha

Como a tecnologia pode ajudar o meio ambiente

Problemas ambientais se beneficiam de novas tecnologias e ajudam o ser humano a viver em um mundo avançado e sustentável ao mesmo tempo.

Mais notícias relacionadas a meio ambiente:

Lubrificantes Fênix minimiza impacto com oxidação térmica
A preocupação com o meio ambiente está no DNA da empresa desde sua fundação.


Empresas de biotecnologia representam Brasil na Bio 2013
Maior convenção do setor acontece em abril nos EUA


Para que servem as cortinas de lodo
Também conhecidas como barreiras de lodo, são usadas para evitar que sedimentos de construção poluam ...


Meio ambiente e tecnologia não costumam andar lado a lado. Historicamente, a evolução tecnológica – especialmente desde a Revolução Industrial - trouxe danos que apenas recentemente foram identificados pelo homem.

Pode parecer uma ironia, mas a própria tecnologia pode, muitas vezes, resolver os problemas ambientais causados por ela. Durante os últimos 100 anos, a temperatura da superfície da Terra aumentou entre 1,2 a 1,4 graus Celsius, de acordo com dados da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA) e da National Aeronautics and Space Administration (NASA). Esse aumento coincide com o aumento da atividade humana e da industrialização.

Muitos problemas ambientais são complexos e exigem soluções igualmente complexas. Como a tecnologia fez as vidas de seres humanos melhores, então ela pode melhorar o ambiente em que vivemos.

O primeiro passo é identificar o problema ambiental. O desenvolvimento de uma solução começa com a definição do problema que tem de ser resolvido. A identificação é necessária para compreender os impactos dos problemas e das facetas que precisam ser abordadas.

Inovações tecnológicas podem ajudar empresas e a sociedade como um todo a viver em um mundo mais sustentável

        Inovações tecnológicas podem ajudar empresas e a sociedade como um todo a viver em um mundo mais sustentável 


Além disso, é preciso encontrar a fonte do problema. Para aproveitar o poder da tecnologia, a identificação do que está causando o problema é necessário. Teste de água e de solo podem ajudar a identificar poluentes e descobrir a fonte dos danos. Munidos com estas informações, os agentes podem iniciar a resolução do problema.

Em seguida, acontece a coleta dos dados. Uma base de dados é necessária para determinar se o progresso está há progresso em relação aos problemas ambientais. Os dados podem incluir levantamentos e inventários de espécies vegetais e animais, água e análise química do solo e dados estatísticos locais sobre os efeitos na saúde humana.
-----------------------------------------------------
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
---------------------------------------------------------------------------- 
Para se adequar à nova realidade ambiental, a tecnologia geralmente precisará ser substituída por uma nova. Muitas minas abandonadas seladas na década de 1930, por exemplo, utilizam vedantes simples que não impedem o fluxo de água da mina, permitindo assim a drenagem de minas ácidas para o ambiente. O uso de uma tecnologia mais recente, envolvendo selos de anteparo, impede incidentes similares.

Fique atento e examine os métodos atuais de alternativas possíveis. Os cientistas estão desenvolvendo biopesticidas para substituir os sintéticos, por exemplo. Esses pesticidas usam substâncias que ocorrem naturalmente e microrganismos para controle de pragas, em vez de substâncias químicas tóxicas que podem poluir o meio ambiente.

Poluição industrial é um dos problemas que podem ser solucionados com a adoção de inovações
Poluição industrial é um dos problemas que podem ser solucionados com a adoção de inovações

Desenvolva produtos de limpeza específicos para instalar em indústrias para diminuir os efeitos da queima de energia fóssil. As emissões de combustíveis fósseis têm sido identificadas como fontes de problemas ambientais, como a chuva ácida. Instalação de purificadores reduz significativamente a quantidade de emissões de enxofre.

A utilização de reatores bioquímicos de grande escala “limpa” a poluição, como as minas abandonadas, que removem metais pesados tóxicos e neutralizam águas ácidas. Cientistas norteamericanos da Agência de Proteção Ambiental (EPA) têm relatado sucesso com projetos de demonstração que também são rentáveis.

A poluição não deve criar problemas ambientais. Em casos de não-poluição difusa de origem, quando não se tem uma fonte claramente definida, a construção de barreiras ou filtros pode evitar a contaminação dos recursos do solo e da água.

facebook      twitter      google+

* campos obrigatórios

Outras notícias relacionadas a meio ambiente:

ABNT lança norma sobre manufatura reversa de eletroeletrônicos

Nesta sexta-feira (19 de abril), a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) apresenta em São Paulo a norma ABNT NBR 16156:2013 - Resíduos de equipamentos eletroeletr ...
Desenvolvimento econômico sustentável

O termo desenvolvimento econômico sustentável refere-se ao saldo de crescimento econômico junto com as necessidades sociais e ambientais. Para que o crescimento econômico seja considerado sustent ...
Como funciona um sistema de esgotos

Um sistema de esgoto de águas residuais move o material isolado a partir de seu ponto de origem, de modo que possa ser eliminado ou tratado. Existem três principais ...
Prós e contras de sacolas reutilizáveis

Com tantos problemas ambientais que assolam o planeta, o ideal seria que todas as pessoas contribuíssem para evitar a poluição originada pelo acúmulo de lixo, especialmente por ...
Poluição causada por produtos plásticos

O plástico tornou-se um produto essencial para as pessoas ao redor do mundo. Desde a sua descoberta por Alexander Parkes em 1852, tem sido um dos produtos mais usados ...
O que é biorremediação

A biorremediação é um método, dentro do campo da biotecnologia, criado para impedir as crescentes ameaças provenientes de formas graves de poluição ambiental. Como o nome sugere ...
Ministro da Economia alemão ainda se opõe a licenças de emissão de carbono

Ministério da Economia da Alemanha continua em oposição a um plano da União Europeia para conter um excesso de oferta de licenças no maior mercado mundial ...

Meio Ambiente
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Meio Ambiente


Veja na Agenda de Feiras e Congressos
Veja na Agenda de Feiras e Congressos

Google