Uso do celulóide na indústria

Uso do celulóide na indústriaCelulóide é um material feito por plastificação de nitrocelulose, com o auxílio de cânfora. Esta substância foi inventada em 1800 como um substituto para o marfim e o osso, e seus usos mais tarde foram expandidos, talvez mais notavelmente no mundo do cinema. Na década de 1950, no entanto, as desvantagens do celulóide levaram a um declínio geral no mercado em relação a este suprimento, e hoje pode ser um desafio encontrá-lo em lojas especializadas em materiais industriais.

Nitrocelulose é feita expondo a celulose a um agente de nitração. Quando plastificado com cânfora, o material resultante é muito fácil de moldar, formar e manusear. No entanto, tem uma desvantagem muito distinta: é altamente inflamável. O celulóide é tão inflamável que vai continuar a queimar, mesmo quando mergulhado na água, tornando-se um sério perigo na geração de incêndios. Também não é estável , deteriorando-se rapidamente quando exposto à luz.

O celulóide é um material muito usado na fabricação de filmes usados em cinema.

O celulóide é um material muito usado na fabricação de filmes usados em cinema.

Embora inflamável, o celulóide também é extremamente durável, tornando-o útil para uma vasta gama de tarefas. Em espartilhos, por exemplo, o material poderia ajudar a segurar uma estrutura sem oxidação, e a flexibilidade do celulóide também permitiu alguma liberdade de movimento por parte de quem usa o espartilho. O celulóide era usado para fazer roupas muito duráveis.

Esta substância foi comercializada pela primeira vez como Parkesine e mais tarde como xilonite. O termo “celulóide” foi originalmente uma marca, tirada em 1869, mas graças à diluição da marca, passou a ser usado mais genericamente para se referir à nitrocelulose plastificada, ao invés de uma marca específica deste produto. Originalmente, o celulóide foi empregado para fabricar produtos como corsets, bolas de bilhar, e uma variedade de outros objetos. Uma vez que o suprimento era feito a partir de ossos, quando o seu potencial como filme fotográfico foi efetivado, a produção de celulóide decolou rapidamente.
—————————————————–
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
—————————————————————————-
Em 1940, os filmes foram produzidos em celulóide. Na época, este material acabou por ser bastante perigoso, pois as chamas surgiam na sala de projeção com facilidade e eram difíceis de apagar. Hoje acetato e poliéster são aproveitados para fabricar filmes, mas o celulóide ainda tem um lugar emblemático no mundo do cinema, graças ao seu papel na produção cinematográfica.

<

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password