Google
Matérias, artigos e empresas relacionados a Manutenção e Suprimentos para a indústria
Esqueci minha senha

Fundição centrífuga

Existem três tipos de fundição centrífuga, que oferecem às peças fundidas uma estrutura granular estreita, bons detalhes e excelentes propriedades mecânicas.

Mais notícias relacionadas a metal mecânica:

Como escolher o melhor eixo de aço
O aço é muitas vezes a melhor escolha para um eixo, pois é resistente a ...


Extrusão de alumínio
Peças são produzidas por aquecimento de alumínio ou suas ligas através de um molde no ...


O que é usinagem fotoquímica
Método cria imagens ou recortes gravados em uma folha de metal por meio da exposição ...


O processo de fundição centrífuga é feito por meio do vazamento de metal fundido dentro de um molde rotativo. A força centrífuga que atua sobre o molde ajuda na alimentação e no posicionamento do metal no molde. A rotação do molde continua até que o metal fique sólido.
-----------------------------------------------------
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
----------------------------------------------------------------------------

Fundição centrífuga resulta em metal mais denso e mais limpo, já que o metal mais pesado é lançado para as partes do molde distantes do centro de rotação e as impurezas mais leves como escória, óxidos e de inclusão são expelidos para fora pelo centro.

As peças fundidas com esse método têm uma estrutura granular estreita, bons detalhes, alta densidade e propriedades mecânicas superiores. Não é preciso um sistema de propagação elaborado, porque um sistema bastante simples faz o trabalho. Há também uma considerável economia de material.

Tipos de fundições centrífugas

Fundição centrífuga pode ser dividida em três categorias: a fundição centrífuga propriamente dita, fundição semicentrífuga e centrifugação.

Fundição centrífuga

O verdadeiro método de fundição centrífuga é usado para produzir peças vazadas ocas com um furo redondo. A característica deste processo é que o orifício é produzido pela força centrífuga sozinho e núcleos não são utilizados.

Produtos comuns feitos com esse processo incluem tubos, cilindros de óleo do motor, estoque de anéis de pistão, estoque de engrenagem em branco, buchas e afins.

Tubos são produtos comuns feitos a partir do processo de fundição centrífuga



Tubos são produtos comuns feitos a partir do processo de fundição centrífuga

O molde roda em torno do eixo do furo com o eixo mantido na horizontal, inclinado ou na vertical. A superfície exterior do trabalho pode ser redonda, quadrada, hexagonal, etc e deve ser simétrica em relação ao eixo todo. O furo central deve ser redondo e formado sem núcleos. Moldes longos, como tubos de ferro fundido do solo, são lançados com os moldes girando sobre um eixo horizontal. Fundidos com comprimentos relativamente curtos são vertidos com moldes rodando em torno de um eixo inclinado ou vertical.

Rotação em torno do eixo vertical ou inclinada é conveniente, mas o furo central produzido será ligeiramente parabólico com diâmetro menor, na parte inferior porque o metal tem uma tendência para se estabelecer devido à gravidade. A velocidade de rotação para o vazamento centrífugo verdadeiro deve ser suficientemente alta para manter o metal sobre a parede do molde, até que ela se solidifica.

Uma velocidade de rotação baixa iria resultar em vazamento ou escorregamento do metal no interior do molde. Uma grande velocidade de rotação sobre o outro lado pode resultar em tensões internas e possíveis espirros quentes. Uma velocidade que proporcionaria uma força centrífuga de 60 a 75 vezes a força da gravidade sobre moldes horizontais e 100 vezes a força da gravidade para moldes vertical é considerada adequada.

Os moldes utilizados para o processo podem ser moldes de metal ou refratários ou moldes de areia alinhados.

Fundição semicentrífuga

Neste processo, nenhuma tentativa é feita para produzir um buraco sem um núcleo. A força centrífuga resultante da rotação do molde é utilizada para alimentar adequadamente a fundição para produzir uma granulação de fundição estreita limpa.

O processo é adequado para moldes de grandes eixos simétricos, como espaços em branco da engrenagem, rodas de voo e rodas de pista. Qualquer furo redondo ou de outra forma é feito com a utilização de um núcleo. O molde é fixado a uma tabela de fundição que, por sua vez, tem um eixo ao longo do eixo de rotação.

Fundição semicentrífuga é usada para grandes eixos a partir de um molde giratório

Fundição semicentrífuga é usada para grandes eixos a partir de um molde giratório

O metal é vertido ao longo ou perto do eixo para alimentar os pontos mais afastados do eixo de rotação sob pressão. Se for feita com sólido, a porção central tende a ser porosa e com inclusão, que são removidos em maquinagem subsequente.

Centrifugação

Centrifugação ou fundição centrífuga é empregue para forçar o metal sob pressão em moldes de fundição de pequenas peças fundidas não simetricamente em torno de qualquer eixo de rotação. Os moldes são feitos em torno de um eixo central de rotação, para equilibrar o outro.

O metal é vertido ao longo deste eixo de rotação por meio de um jito central e flui para dentro das cavidades do molde através de cavidades radiais cortadas na interface do molde. Centrifugação ajuda na boa alimentação de peças fundidas, resultando em carcaças limpas e livres de granulação.

facebook      twitter      google+

* campos obrigatórios

Outras notícias relacionadas a metal mecânica:

Como escolher o melhor adesivo para metal

Para decidir pelo melhor adesivo para metal, é necessário considerar uma série de fatores que envolvem o trabalho que se pretende realizar. Se a aplicação exige um adesivo ...
Processo de pressão isostática a quente

Pressão isostática a quente é um processo em que a densidade global de um componente é aumentada, removendo o excesso de líquidos e vazios. Isto normalmente ocorre em duas ...
Composição de plásticos

Composição de plástico é um processo de adição de materiais em uma base de plástico fundido para produzir um material com qualidades desejadas. Aditivos e modificadores podem ...
O que é curvatura plástica

A curvatura plástica normalmente envolve a alteração da forma de folha de plástico ou de ângulos que integram no tubo de plástico rígido para aplica ...
Tolerância de curvatura

Tolerâncias de curvatura é uma medida da quantidade de material extra necessária para acomodar uma curva na folha de metal. Esta é uma função do ângulo de dobra, o ...
Microusinagem de massa

Microusinagem de massa é um método de fabricação de componentes mecânicos ou elétricos extremamente pequenos. Este processo tipicamente usa wafers de silício, mas, ocasionalmente, utiliza pl ...
Microfabricação ou microusinagem

Microfabricação e microusinagem são termos que descrevem as tecnologias e processos utilizados na tomada de estruturas microscópicas ou dispositivos. Estas estruturas podem variar em tamanho, a partir ...

Metal Mecânica
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Metal Mecânica


Veja na Agenda de Feiras e Congressos
Veja na Agenda de Feiras e Congressos

Google