Uso do reostato no setor elétricoUm reostato é um dispositivo usado para variar a resistência em um circuito elétrico, sem interromper o circuito. As pessoas podem estar mais familiarizadas com o reostato sob a forma de um redutor ou deslizante que é usado para variar a intensidade de uma luz. Reostatos são usados para definir os níveis de iluminação para proporcionar mais conforto, permitindo a mudança dos níveis de luz sem a necessidade de trocar as lâmpadas. Os modelos de reostatos são também utilizados num certo número de aplicações elétricas e uma variedade de indústrias.

Este dispositivo baseia-se no fato de que a corrente que flui através de um circuito irá variar dependendo da quantidade de resistência que ele encontra. Baixa resistência significa corrente elevada, porque não há nada para impedir a corrente, e alta resistência significa baixa corrente. Esta característica de circuitos elétricos pode ser aproveitada para alterar o desempenho de um circuito com a finalidade de atender as necessidades específicas.

Reostato usado para variar a resistência em um circuito elétrico, sem obstruir o circuito.

Reostato usado para variar a resistência em um circuito elétrico, sem obstruir o circuito.

A invenção e o desenvolvimento do reostato são creditados ao cientista Charles Wheatstone, um inventor britânico do século 19 que contribuiu inúmeras descobertas relacionadas à eletricidade e às ciências de modo geral, entre muitas outras coisas. Wheatstone certamente projetou o reostato quando trabalhava com circuitos elétricos, observando as características de resistência e as formas pelas quais ela poderia ser manipulada no processo. Os projetos de reostatos básicos desenvolvidos durante este período continuam a ser utilizados hoje em dia.

O tipo mais simples de reostato utiliza uma bobina ou haste de arame. Um cursor pode ser movido ao longo do fio para criar resistência (mais ou menos) no circuito. À medida que o cursor se move ao longo do fio, ou ele aumenta a corrente que passa através do comprimento do fio para completar o circuito, ou diminui. Aumentos criam mais resistência, resultando em menos corrente que flui através do circuito, enquanto que diminui o trabalho no sentido oposto.
-----------------------------------------------------
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
----------------------------------------------------------------------------

Reostatos são um tipo de potenciômetro. Estes dispositivos podem ser utilizados numa variedade de configurações, e são normalmente concebidos para serem selados, de modo que os fatores ambientais não possam interferir na função do circuito. A vedação impede a entrada de poeira, umidade, e matérias semelhantes, para que o circuito permaneça limpo. Reostatos ocasionalmente falham, assim como outros componentes de circuitos, por isso, muitas lojas de materiais elétricos oferecem reostatos de reposição para diversos. É importante a substituição do dispositivo quando apresentar alguma falha, reduzindo, assim, o risco de choque elétrico ou outros perigos.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Elétrica & Eletrônica
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Elétrica & Eletrônica