Uso do nitrogênio na indústria

Uso do nitrogênio na indústriaO nitrogênio é elemento químico inodoro, insípido, incolor e não metálico que aparece em grande abundância na atmosfera da Terra. Aparece também em diversos outros compostos, e é um componente essencial da vida na Terra para muitos organismos. Além da inalação de nitrogênio a cada respiração, a maioria dos organismos também o consome em sua comida diariamente. Diferentes formas de nitrogênio estão comercialmente disponíveis, a partir do nitrogênio líquido até o óxido nitroso, um tipo de anestésico.

O gás é o mais leve do grupo de elementos químicos de azoto, com o número atômico sete. É identificado na tabela periódica de elementos pelo símbolo N. Outros gases no grupo azoto incluem bismuto, antimônio e arsênio . Tal como outros elementos deste grupo, o nitrogênio é um gás que forma ligações fortes com outros elementos, porque na sua camada eletrônica mais externa faltam três elétrons. Estas características fazem do nitrogênio muito estável, e é por isso que às vezes é utilizado como gás de buffer.

NItrogênio líquido usado em tubulações de usina de energia

NItrogênio líquido usado em tubulações de usina de energia

Cerca de quatro quintos da atmosfera da Terra é composta de nitrogênio, e o elemento é o sétimo mais abundante no universo. As plantas também dependem de nitrogênio para a nutrição, e algumas plantas estão sendo conhecidas como fixadoras de nitrogênio, o que significa que elas capturam de forma eficiente o nitrogênio para outros organismos utilizarem.

O elemento foi isolado pela primeira vez em 1772, embora os pesquisadores estivessem cientes de sua existência antes desse período. Os cientistas certamente sabiam que o ar sem oxigênio era irrespirável e não inflamável, e eles estavam cientes sobre o ácido nítrico, um composto que contém nitrogênio, muito antes de 1772.
—————————————————–
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
—————————————————————————-
O gás nitrogênio puro representa diversos riscos para a saúde humana. No primeiro sentido, pode atuar como um asfixiante, deslocando o oxigênio disponível no ar. Este risco é um grande problema com nitrogênio líquido, que se reverte para a forma gasosa rapidamente à temperatura ambiente. Quando se trabalha com nitrogênio líquido, a ventilação adequada é muito importante.

<

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password