Ferramentas ergonômicasAtualmente, existem no mercado vários modelos de ferramentas que são rotulados com o termo “ergonômico”. Mas o que é ergonomia? Simplificando, é a ciência de projetar e produzir ferramentas, móveis e outros utensílios relacionados com o trabalho que melhoram a eficiência do trabalhador, reduzindo o desconforto, fadiga e risco de lesões.

Ferramentas ergonomicamente avançadas podem incluir recursos úteis como alças em ângulo, apertos de mão acolchoados e antiderrapantes revestimentos, mas é sempre bom lembrar que não importa o quão impressionante o projeto de uma ferramenta é, é quase impossível que ela seja universalmente ergonômica. Afinal, os físicos das pessoas variam muito de uma para a outra, assim como os tipos de trabalhos para os quais as ferramentas manuais são usadas.

Independentemente de quão amigável ela foi construída para ser, o fator decisivo mais importante que faz dela uma ferramenta ergonômica é o usuário.

Se você pretende comprar ferramentas ergonômicas ou apenas tentando selecionar o modelo correto para um trabalho a partir de uma coleção já existente, as coisas importantes a considerar são se a ferramenta se adequa ou não ao seu lado, o quão bem ela se adequa ao trabalho que será feito e se ela facilita ou não o trabalho e impede que o usuário precise adotar posturas que podem levar a lesões.

A empunhadura de uma ferramenta é importante para garantir um trabalho bem-feito

                                    A empunhadura de uma ferramenta é importante para garantir um trabalho bem feito

Para tornar o processo de decisão um pouco mais fácil, aqui estão algumas orientações para encontrar a ferramenta certa.

Dicas para escolher ferramentas ergonômicas

Quando se trata de ferramentas como martelos, chaves de fenda , formões, chaves e chaves de porcas, o diâmetro da alça (ou diâmetro do punho) pode fazer uma grande diferença no seu nível de conforto e eficiência. Para tarefas que requerem mais força (torque, como parafusos e porcas, martelo e escarificação pesada), escolha ferramentas com diâmetros de punho que variam de 1 1/4 polegadas a 2 polegadas.

-----------------------------------------------------
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
----------------------------------------------------------------------------

Alças maiores permitem posicionar os dedos confortavelmente em torno do equipamento, o que evita derrapagens e reduz o estresse e impacto sobre as mãos, dedos e punhos. Para tarefas que exigem maior precisão e delicadeza (como escarificação fina e apertar parafusos em miniatura), opte por ferramentas com alcance entre 1/4 "- 1/2". O menor diâmetro da empunhadura facilita segurar confortavelmente ferramentas entre as pontas dos dedos, sem sobrecarregar dedos, articulações ou músculos da mão.

No caso de ferramentas de empunhadura dupla, como alicates, é essencial prestar atenção à abertura máxima

No caso de ferramentas de empunhadura dupla, como alicates, é essencial prestar atenção à abertura máxima


Assim como diâmetro e a aderência afetam o seu trabalho com uma ferramenta de empunhadura única, o aperto dos alicates, cortadores de cabo e outras ferramentas de manipulação dupla pode facilitar o seu trabalho ou lhe causar fadiga na mão. Para alcançar maior conforto e eficiência ao enfrentar tarefas que exigem mais força (como segurar um alicate grande, cortar os fios ou cortar chapas de metal), escolha ferramentas com uma abertura máxima de 3 ½ polegadas e fechamento não inferior a 2 centímetros de diâmetro.

Por outro lado, os trabalhos detalhados que envolvem agarrar pequenas peças e componentes com tenazes, pinças ou tenazes são mais fáceis com ferramentas cujo punho se estende por não menos do que 1 polegada (fechado) a não mais do que 3 polegadas (aberta).

Autor(es):

facebook      twitter      google+

Segurança do Trabalho
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Segurança do Trabalho