Caterpillar começa operações em MG em maio

Caterpillar começa operações em MG em maioO grupo norte-americano Caterpillar pretende iniciar em maio as operações da fábrica de locomotivas de Sete Lagoas, na região Central de Minas Gerais. Estão marcadas para outubro as entregas das primeiras 21 encomendas feitas à empresa. As informações são do diretor da Progress Rail Services, controlada da Caterpillar, Carlos Alberto Roso.

A unidade vai montar e fabricar as locomotivas Electro-Motive Diesel (EMD), marca subsidiária da Progress Rail Services, empresa do conglomerado Caterpillar. A capacidade de produção será de aproximadamente 70 máquinas de 4 mil HP de potência por ano. No início das operações, grande parte dos componentes utilizados na fabricação será importada. De acordo com o diretor, a empresa busca formas de desenvolver uma cadeia de fornecedores locais para atender à demanda da fábrica na região Central do Estado.

—————————————————–
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
—————————————————————————-
Roso contou que a empresa acaba de receber licença ambiental para a instalação e já tem autorização para começar as obras. A planta, que receberá investimentos de US$ 70 milhões, ocupará um terreno da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), controlada pela Vale S/A. A Prefeitura de Sete Lagoas obteve a área por comodato e está repassando o espaço para a Caterpillar.

A planta da Caterpillar em Sete Lagoas irá ocupar um terreno de 112 mil metros quadrados, com 15 mil metros quadrados de área construída. Quando as atividades começarem, devem ser gerados até 600 postos de trabalho. Alguns funcionários já foram contratados e estão em treinamento. A unidade será operada pela MGE Equipamentos e Serviços Ferroviários Ltda, também subsidiária do grupo.

Nova fábrica de locomotivas da Caterpillar no Brasil fica em Sete Lagoas (MG)

Nova fábrica de locomotivas da Caterpillar no Brasil fica em Sete Lagoas (MG)

Segundo o diretor, o projeto de engenharia para a adequação dos galpões já está pronto. Além disso, a Caterpillar já adquiriu máquinas e equipamentos para serem utilizados na linha de produção.

O empreendimento será voltado para atender à crescente necessidade nacional de locomotivas, além do mercado da América do Sul. Roso não descartou futuros investimentos em expansão, uma vez que a planta será instalada em um terreno de 112 mil metros quadrados, com 15 mil metros quadrados de área construída.

A fábrica, anunciada no ano passado, estava em disputa por outros municípios brasileiros. Entre os fatores que pesaram na decisão da companhia, na opinião da administração municipal, está a localização da cidade, servida por rodovia federal, e a proximidade de uma estação de transbordo para bitola larga. Além disso, o objetivo da empresa é comercializar com as grandes empresas do setor ferroviário, que estão, em sua maioria, em Minas Gerais.

Esta será a segunda fábrica de locomotivas em operação no Estado, juntamente com a General Electric Transportation South America (ex-Gevisa), que opera uma unidade em Contagem (RMBH).

<

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password