O que faz um engenheiro aeronáuticoEm pouco mais de um século, a aviação evoluiu a partir de asas de tecido e biplanos de madeira para jatos de 500 passageiros e aeronaves de combate capazes de voar mais de 3 vezes mais rapidamente do que a velocidade do som. Os homens e mulheres responsáveis por esse progresso no ramo da engenharia aeroespacial trabalham na área conhecida como engenharia aeronáutica. Se você quiser se tornar um engenheiro aeronáutico, prepare-se para um trabalho desafiador e em constante mudança.

Engenharia aeronáutica envolve a concepção, produção e manutenção de aeronaves comerciais, militares e helicópteros. Engenheiros aeronáuticos são contratados por empresas nacionais e multinacionais, incluindo a Embraer, Boeing, General Electric, Lockheed Martin e Cessna, e também por agências governamentais.

Cerca de metade dos engenheiros aeronáuticos trabalham diretamente com fabricação de peças para aviões. A carreira está entre uma das mais bem remuneradas do setor industrial. Engenheiros aeronáuticos empregam princípios da matemática e das ciências para a tarefa de projetar, desenvolver e testar as aeronaves. Eles também supervisionam a fabricação de aviões e desenvolvem métodos de produção.

A maioria dos engenheiros aeronáuticos se especializa em um aspecto do design e fabricação de aeronaves, que incluem estrutura da aeronave, navegação e sistemas de controle, instrumentação e propulsão.

Engenheiros de aviação ajudam os pilotos em caso de emergências com análise de dados na fase de testes

                    Engenheiros de aviação ajudam os pilotos em caso de emergências com análise de dados na fase de testes

Tarefas de engenharia aeronáutica abrangem uma variedade de carreiras, incluindo testes em túnel de vento, projeto do motor, design de aeronaves, projeto de nave espacial e projeto de conforto de sistemas de aviões. Este campo especializado também está fortemente envolvido no desenvolvimento de aviões militares, incluindo aviões de combate, helicópteros, foguetes e mísseis.

Tecnologia

Instrumentos tecnológicos utilizados por engenheiros aeronáuticos incluem robótica, computer-aided software (CAD), óptica eletrônica e laser. Áreas de base tecnológica em que os engenheiros aeronáuticos trabalham incluem a orientação de aeronaves, navegação e sistemas de controle. Apesar de todos os engenheiros aeronáuticos terem credenciais semelhantes, existem amplas oportunidades para a especialização dentro do campo.

-----------------------------------------------------
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
----------------------------------------------------------------------------

O tipo mais comum de engenharia aeronáutica é o projeto e construção. Os engenheiros aeronáuticos trabalham juntos na concepção de uma aeronave, cada um dentro de áreas especializadas. Alguns engenheiros trabalham especificamente com asas, criando uma ala apropriada para levantar um avião das dimensões projetadas e peso de um determinado projeto. Outros engenheiros aeroespaciais lidam com o corpo de uma aeronave em simulações em túnel de vento, que garante que, uma vez no ar, a embarcação irá se comportar de forma adequada diante da resistência atmosférica.

Engenharia aeroespacial (ou aeronáutica) é um campo promissor da carreira industrial, que oferece ótimos salários

Engenharia aeroespacial (ou aeronáutica) é um campo promissor da carreira industrial, que oferece ótimos salários

Uma grande parte do trabalho de um engenheiro aeronáutico é a análise de dados e interpretação. Análise de dados e interpretação são necessárias em simulações em túnel de vento, uma vez que ajuda a medir o desempenho de uma aeronave em desenvolvimento. Engenheiros aeronáuticos também analisam os dados enquanto uma aeronave está no ar, para ajudar o piloto em caso de um imprevisto ou emergência.

Engenheiros aeronáuticos que decidam trabalhar no setor de defesa vão projetar armas com as mesmas propriedades aerodinâmicas de aeronaves, tais como mísseis. Tal como acontece com a concepção das aeronaves, projeto de mísseis táticos geralmente é um projeto de equipe, com um grupo de engenheiros aeronáuticos trabalhando na logística do lançamento de mísseis a partir de sua plataforma, seja ela um avião ou de superfície, enquanto outro grupo de engenheiros projeta o míssil em si. Considerações, como a robustez, peso máximo dos mísseis, intervalo mínimo de letalidade e tempo para alvo, são alguns dos desafios diários de quem trabalha no setor.

Autor(es):

facebook      twitter      google+

Carreira Industrial
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Carreira Industrial