limite de viscosidade do lubrificanteAs baixas temperaturas do ambiente afetam as características do fluxo de um lubrificante. A queda abaixo do ponto de fluidez e a viscosidade mais elevada restringem o fluxo de óleo para rolamentos e outros elementos de máquinas. Como resultado, as máquinas, muitas vezes, não pode iniciar ou a fricção excessiva provoca um completo fracasso.

Limites do petróleo

O limite de temperatura baixa para iniciar uma máquina lubrificada a óleo é muitas vezes especificado pelo ponto de fluidez do óleo. Esta é a temperatura mais baixa à qual o óleo irá fluir quando arrefecido sob condições de laboratório prescritas (ASTM D97). Com a maioria dos óleos de base mineral (designado à turbinas, hidráulicos, óleos industriais e máquinas), este ponto de fluidez corresponde à temperatura que congela as moléculas de parafina do óleo em uma cera branca cristalina, que eventualmente solidifica o óleo em geral.

Verter aditivos que suprimem o efeito de gelificação da cera é um meio comum usado em muitos óleos para automóveis, bem como em lubrificantes industriais. Embora a gelificação seja reduzida por estas moléculas de cadeia longa contidas nos aditivos, as partículas de cera individuais que se separam do óleo a baixas temperaturas podem ainda impedir a circulação.

Com o seu baixo teor de parafínicos, as ceras livres de óleos minerais sintéticos e naftênicos podem ser ainda mais arrefecidas até um ponto mais baixo de fluidez. Neste ponto, a viscosidade torna-se tão elevada (normalmente de cerca de 100.000 centistokes, cSt) que irá eliminar qualquer fluxo de óleo visível no teste de ponto de fluidez.

Um óleo 20W-50 atua bem para motores de aeronaves para proteger o motor.

                                     Um óleo 20W-50 atua bem para motores de aeronaves para proteger o motor.

Enquanto o ponto de fluidez estabelece um limite de funcionamento em baixa temperatura, outros requisitos exigidos para baixa viscosidade aparecem em máquinas críticas e áreas do sistema de lubrificação, como a aspiração e a drenagem de tubulação, bombas e filtros. Este limite de viscosidade representa a maior viscosidade a qual o óleo flui e adequadamente lubrifica um sistema. Em temperaturas abaixo deste limite, a rigidez elevada do tipo de óleo lubrificante interfere na lubrificação adequada e relacionada às funções hidráulicas em uma máquina.

Uma tabela específica pode oferecer limites aproximados dos graus de viscosidade para baixa temperatura de operação de máquinas diversas. Esses valores variam de cerca de 40 cSt (para alguns instrumentos de baixo torque) até 50.000 cSt ou mais (para caixas de engrenagens e equipamentos de alto torque).

Óleos multisseriados - Óleos multigraduados têm sido desenvolvidos para melhorar a baixa temperatura e para aumentar a capacidade de bombagem. Há óleos que, por exemplo, oferecem baixa proteção de temperatura de motores automotivos em motores frios, exibindo baixa viscosidade equivalente; enquanto que nos motores quentes aumenta a sua viscosidade. Um óleo 20W-50 funciona bem para motores de aeronaves, pois sua viscosidade protege o motor contra o contato metal-metal quando a aeronave está operando em condições normais. Da mesma forma, os fabricantes recomendam óleo de engrenagem 75W-90 para lubrificação por salpico adequada dos dentes das engrenagens.
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Estes óleos são normalmente automotores multigraduados evitados em aplicações industriais, em que 15 a 20 por cento dos aditivos são adaptados às condições exigentes em motores de combustão interna, podendo gerar espuma, emulsões e vida útil encurtada. No entanto, alguns óleos industriais hidráulicos de alto desempenho são especialmente compostos com aditivos similares para baixar o ponto de fluidez e proporcionar viscosidade melhorada, além de melhores características de temperatura.

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