Sintomas de intoxicação por amôniaEmbora a amônia seja um produto químico que ocorre naturalmente no ambiente, é possível experimentar a intoxicação por amônia, especialmente se uma pessoa for exposta a quantidades concentradas de amônia. Por exemplo, o amoníaco é encontrado em produtos tais como fertilizantes, sais de cheiro, produtos de limpeza, e no fabrico de corantes, plásticos, e tecidos. Os sintomas de intoxicação por amônia podem ser muito abrangentes e, se não tratados corretamente, há grandes riscos de morte.

Os pulmões são os principais órgãos afetados, assim como a garganta, boca, orelhas e olhos. Em alguns casos, o indivíduo envenenado pode ter mudanças em sua pulsação, bem como inquietação e inconsciência, nos casos mais graves. Também é comum a presença de sintomas como dor abdominal, vômitos e queimaduras químicas também.

Se inalado ou ingerido, a amônia intoxica e irá afetar o tórax e os pulmões. Uma pessoa pode sentir ardor e sensação de aperto forte no peito, levando a chiados e problemas respiratórios. A tosse insistente também ocorre quando as concentrações de amoníaco são inaladas ou ingeridas. Esta forma de envenenamento provoca graves danos para os pulmões, pois ataca o tecido pulmonar, impede a formação de muco protetor e destrói os cílios que revestem os pulmões.

A causa da ardência é uma queimadura química causada pelo amoníaco

                                       A causa da ardência é uma queimadura química causada pelo amoníaco

A garganta, boca, nariz, orelhas e olhos são afetados pela intoxicação por amônia também. Muitas vezes, o indivíduo vai sentir ardor e lacrimejamento grave nos olhos. Se não tratada, a retina e a córnea podem ser danificadas, causando cegueira. Além disso, a pessoa pode sentir queimação e inchaço na boca, garganta e olhos. A principal causa da ardência é uma queimadura química causada pelo amoníaco.

Um sintoma de intoxicação por amônia inclui problemas no coração. Muitas pessoas sentem um desconforto, caracterizado por um aumento ou diminuição na pulsação. Este aumento súbito ou queda é muitas vezes grave e pode levar ao choque, em alguns casos.

Um dos sintomas mais visíveis de envenenamento por amoníaco é visto através da pele. Se a pele de uma pessoa entra em contato com a amônia, ela pode apresentar uma queimadura química. A queimadura aparece superficial num primeiro momento, mas desde conforme o produto entra nas camadas mais internas do tecido cutâneo, a amônia é capaz de promove uma queimadura profunda do tecido. Por isso, ao manusear o produto, é sempre aconselhável utilizar uma luva de proteção, conforme requer as normas de segurança do trabalho.
-----------------------------------------------------
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
----------------------------------------------------------------------------
A assistência médica adequada e no tempo correto é essencial para tratar a intoxicação por amônia. Não há nenhuma forma específica de tratamento para o envenenamento, mas os sintomas podem ser aliviados com cuidado e de forma rápida e eficiente. Se o amoníaco não é lavado para fora da área afetada de imediato, pode revelar-se uma ameaça à vida dos indivíduos, seja no ambiente industrial ou residencial.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Segurança do Trabalho
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Segurança do Trabalho