colas de madeiraColas de madeira são substâncias capazes de unir partes de madeira ou outros materiais. Muitas substâncias diferentes foram usadas historicamente para a ligação de peças e partes em madeira, mas esses adesivos foram todos feitos de materiais naturais, até a década de 1940. A cola adesivo sintética de madeira foi introduzida logo após a Segunda Guerra Mundial, e já substituiu a cola natural para a ligação de madeira nos tempos modernos.

Cada adesivo específico de madeira pode ser classificado em uma de duas categorias distintas: naturais e sintéticas. Colas de madeira natural incluem suprimentos de origem animal, vegetal, caseína, soja, entre outros. Colas de madeira sintéticas incluem colas derivadas do petróleo, de carvão, gás e outras resinas sintéticas.

A cola vegetal, também conhecida como cola à base de amido, é feita a partir de amido obtido do milho, arroz, batata ou mandioca. O tipo de cola vegetal pode ser aplicado à madeira, quando uma ligação a quente ou a frio é formada, conforme a cola perde a sua umidade. O processo de cura pode ser muito lento, muitas vezes levando pelo menos 24 horas. Uma vez curada, a ligação pode ser enfraquecida pelo elevado teor de umidade no ar.

Colas sintéticas são feitas por polímeros que se assemelham às resinas naturais.

Colas sintéticas são feitas por polímeros que se assemelham às resinas naturais.

A cola de caseína é feita a partir de leite ou soro de leite coalhado, que é dissolvido num solvente químico. A cola adesiva de madeira à base de caseína é mais vendida na forma de pó, e deve ser combinada com água para formar uma pasta. A pasta é aplicada à madeira, e como outras colas naturais, uma ligação é formada quando a umidade se evapora. A caseína tem resistência à umidade moderada, mas também pode manchar a madeira ligeiramente quando aplicada.

Adesivos de madeira sintéticos, também conhecidos como resinas, são feitos por polímeros que se assemelham às resinas naturais, mas são criados para atender as necessidades específicas da madeira. Esses produtos têm resistência superior à umidade e criam forte aderência. Colas sintéticas podem ser inseridas em duas categorias: termoendurecíveis e termoplásticas.
-----------------------------------------------------
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
----------------------------------------------------------------------------

Adesivos termoplásticos incluem ureia-formaldeído, fenol, resorcinol, melamina e epóxi . A ureia é o adesivo de madeira mais popular, uma vez que fornece resistência à umidade e pode curar em minutos a altas temperaturas. As colas de fenol e resorcinol são caras, mas versáteis, e fornecem aderências extremamente duráveis. A cola de melamina é raramente usada sozinha, pois deve ser combinada com uréia para aumentar a resistência à umidade. O epóxi é o adesivo de madeira mais caro, e normalmente é impraticável para projetos de carpintaria de grande escala.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Suprimentos Industriais
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Suprimentos Industriais