Brasagem em aço inox

Brasagem em aço inoxAs aplicações do aço inox nos dias de hoje vão desde equipamento aeroespacial até mobiliários e eletrodomésticos modernos. Antes de serem utilizados nessas funções, os conjuntos de aço inoxidável são unidos por um processo conhecido como brasagem, em que um metal de enchimento é colocado entre as peças de metal de base, liquefeitos sob calor e, em seguida, arrefecidos. Embora todos os tipos de aço sejam soldados utilizando esse processo geral, ligas diferentes requerem métodos de brasagem diferentes do aço.

Por que o aço inoxidável requer uma atmosfera de brasagem livre de oxigênio? Em comparação com outros metais, o aço inoxidável contém um elevado nível de crômio – um elemento químico que fornece o seu brilho característico. Embora o crômio tenha uma aparência brilhante, é susceptível à oxidação quando soldado numa atmosfera que contém oxigênio. Por conseguinte, o aço inoxidável deve ser soldado em uma atmosfera livre de oxigênio.

A brasagem no inox é um processo diferente da brasagem nos outros metais

A brasagem no inox é um processo diferente da brasagem nos outros metais

Se o aço inoxidável fosse soldado em contato com oxigênio, o resultado mais perceptível da brasagem do inox seria uma camada de óxido na superfície do metal. Como uma camada de óxido pode se formar entre o metal de enchimento e o metal de base, a montagem pode também ter articulações fracas.

—————————————————–
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
—————————————————————————-
Conseguir uma atmosfera livre de oxigênio exige determinados tipos de equipamentos, especialmente fornos de brasagem, que criam uma atmosfera pura ou controlada. Três tipos de fornos são comumente usados para criar atmosferas livres de oxigênio: fornos de vácuo, que aplicam vácuo para remover gases da (s) câmara (s) de aquecimento; fornos de recozimento em sino, que colocam uma campânula sobre conjuntos para controlar a atmosfera de brasagem; e fornos contínuos, que são projetados para controle da atmosfera.

Atualmente, existem inúmeras aplicações do inox, desde a construção de prédios e estruturas até objetos de cozinha

Atualmente, existem inúmeras aplicações do inox, desde a construção de prédios e estruturas até objetos de cozinha

Uma atmosfera pura o mesmo que uma atmosfera controlada? Em geral, os termos “ar puro” e “atmosfera controlada” são usados indistintamente. No entanto, uma atmosfera pura é mais precisamente uma atmosfera que é livre de gases, em particular oxigênio, enquanto que uma atmosfera controlada contém um gás específico ou mistura de gases (amônia dissociada, por exemplo). Fornos de vácuo são usados para criar uma atmosfera pura. Fornos de recozimento em sinos e fornos contínuos que possuem controle de atmosfera são usados para criar atmosferas controladas.

Quando uma montagem é grande demais para caber dentro de uma fornalha, é unida por soldadura de tocha. O fluxo é aplicado às articulações de brasagem para ajudar a evitar a a oxidação. Quando a brasagem está completa, as articulações podem ser retocadas para remover as imperfeições visuais, como empelotamento e descoloração.

Se você precisa de montagens soldadas, a terceirização é uma opção acessível, especialmente considerando a despesa de compra e manutenção de um forno de brasagem. Ao selecionar um serviço de tratamento de metal, não se esqueça de escolher um que seja especializado em tratamentos de aço inoxidável, forneça referências adequadas, tenha uma história de negócios sólida e esteja disposto a fornecer amostras de trabalho.

<

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password