Ferramentas pneumáticasUma ferramenta pneumática, ou ferramenta de ar, é um dispositivo tipicamente alimentado por ar comprimido, em vez de eletricidade ou outros meios. Eles podem também ser operados pelo dióxido de carbono (CO2 ) em certas aplicações portáteis. Na maioria dos outros casos, os aparelhos pneumáticos operam com um compressor de ar. Grande parte das ferramentas que utilizam a eletricidade também pode ter modelos pneumáticos, incluindo chaves de impacto, furadeiras e lixadeiras, por exemplo. Ferramentas pneumáticas são geralmente mais leves que as versões elétricas semelhantes.

Existem vários tipos de ferramentas pneumáticas disponíveis. Os tipos mais comuns incluem, mas não estão limitados, a retentores, moedores, pistolas de pregos e grampos, britadeiras, brocas, martelos (foto acima, à esquerda), pistolas de rebite, martelos, lixadeiras e chaves.

Em muitos ambientes industriais, um compressor grande gera energia para um grande número de instrumentos e dispositivos. Isto pode ser obtido por meio da ligação de uma rede de tubos e saídas para o compressor. Uma unidade de compressor central pode fornecer pressão de ar para toda a rede e vários dispositivos podem ser ligados às diferentes saídas.

Uso da ferramenta pneumática na indústria requer alguns cuidados, como o armazenamento

                               Uso da ferramenta pneumática na indústria requer alguns cuidados, como o armazenamento 

Mangueiras e acessórios apropriados devem ser utilizados para ligar uma ferramenta pneumática ao seu compressor de ar. As mangueiras que são concebidas para resistir à abrasão, esmagamento e insuficiência de flexão contínua e tornam o ambiente mais seguro, reduzindo os riscos de acidentes. Antes de ligar uma ferramenta, a linha de ar deve sempre ser soprada para fora. Cuidados devem ser tomados para garantir que as ligações sejam feitas corretamente antes de utilizar qualquer ferramenta pneumática.

-----------------------------------------------------
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
----------------------------------------------------------------------------

Cada ferramenta pneumática normalmente exige uma pressão de ar específica para funcionar corretamente. Sem pressão suficiente, a ferramenta pode não girar rápido o suficiente para funcionar corretamente. A fim de proporcionar um nível constante de pressão, a maioria dos compressores de ar está equipada com um tanque. Esses tanques são tipicamente vasos de pressão, capazes de conter um determinado volume de ar comprimido, após o desligamento do compressor. Se muitas ferramentas são operadas ao mesmo tempo, o tanque pode esvaziar, ponto em que o compressor deve ser enchido novamente.

Um compressor pode abastecer várias ferramentas pneumáticas ao mesmo tempo

Um compressor pode abastecer várias ferramentas pneumáticas ao mesmo tempo

Um comprimento adequado de extensão é fundamental para a operação de ferramentas pneumáticas. Um cabo inadequado pode resultar em redução de potência ou eficiência. A troca de óleo em ferramentas pneumáticas precisa ser feita a cada 250 horas ou a cada seis meses para um bom desempenho do equipamento.

Há diversas usos para ferramentas pneumáticas. Pistolas do tipo blow gun são perfeitas para tirar a poeira, sujeira e gordura à distância de uma superfície. Pistolas de pregos tornam o trabalho muito mais eficiente. Grampeadores podem até mesmo utilizar grampos grandes para a fixação de telhas em construções. Lixadeiras pneumáticas são freqüentemente usadas para completar o trabalho automotivo. Como os areadores, lixadeiras são muito utilizadas para remoção de ferrugem e tinta. Pistolas aceleram a aplicação da tinta. Pistolas de calafetagem economizam tempo por meio da produção de um grânulo rápido e uniforme para aplicar às superfícies.

Autor(es):

facebook      twitter      google+

Máquinas & Equipamentos
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Máquinas & Equipamentos