óleo hidráulicoA viscosidade do óleo hidráulico é um fator importante na forma como um óleo particular é adequado para uso em certos tipos de motores ou outros tipos de máquinas. A fim de proporcionar o maior nível de desempenho, o óleo tem de ser capaz de suportar o esforço de tensão, especialmente quando a máquina está em operação. Há vários fatores que podem ter um impacto na viscosidade do óleo hidráulico, incluindo a temperatura e a composição do óleo em si.

A temperatura é um dos principais fatores que podem ter algum tipo de efeito sobre a viscosidade do óleo hidráulico. À medida que a máquina começa a aquecer durante a operação, um produto mais espesso de óleo será produzido em seguida, o que começa a diluir um pouco.

O objetivo ao escolher o óleo hidráulico correto é identificar um grau e tipo que só vai diluir o suficiente para fornecer o nível certo de proteção ao motor, de modo a não se tornar tão fino que o produto não possa revestir componentes e permita que o atrito atinja as peças da máquina. Diferentes tipos de óleo hidráulico são classificados com base na capacidade de reter certo nível de viscosidade quando expostos a níveis específicos de temperatura.

Tipos de lubrificantes sintéticos podem utilizar éster de poliol, glicol de água ou éster de fosfato.

                            Tipos de lubrificantes sintéticos podem utilizar éster de poliol, glicol de água ou éster de fosfato.

Outro fator que pode afetar a viscosidade do óleo hidráulico é a composição real do próprio petróleo. Isto tem a ver não só com os ingredientes e aditivos que são parte do produto, mas também a quantidade de cada ingrediente introduzido na mistura. Há diferentes tipos de óleos hidráulicos, cada um deles utilizando uma combinação diferente de ingredientes.

Por exemplo, o óleo mineral hidráulico utiliza uma base de petróleo, enquanto tipos de suprimentos sintéticos podem utilizar éster de poliol, éster de fosfato, ou glicol de água como o ingrediente principal. Algumas misturas irão também incluir aditivos que são concebidos para melhorar a capacidade do produto de permanecer mais espesso durante a utilização, mesmo a temperaturas muito elevadas.

Para os usuários finais, identificar a viscosidade do óleo hidráulico envolve fazer uso de um padrão da indústria conhecido como um índice de viscosidade. Este índice ajuda a fornecer informações sobre como os diferentes tipos de óleos de motor funcionam sob certas circunstâncias.
-----------------------------------------------------
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
----------------------------------------------------------------------------

Os níveis de viscosidade são relacionados com as recomendações de lubrificantes fornecidos pelo fabricante da máquina, tornando mais fácil identificar o tipo de óleo hidráulico que proporciona uma proteção máxima aos componentes de automóveis. Fazer uso do índice pode ajudar a prevenir a compra de um óleo que não irá conter a temperatura gerada dentro do motor e, finalmente, ajuda a minimizar o desgaste que vem com operação contínua do equipamento.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Suprimentos Industriais
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Suprimentos Industriais