Resfriador de óleo hidráulicoUm resfriador do óleo hidráulico é um dispositivo destinado a impedir que o óleo usado em sistemas hidráulicos sofra de superaquecimento. Esta é uma função crítica em sistemas hidráulicos, pois o sobreaquecimento do óleo pode levar a uma queda na eficiência do sistema e um desgaste excessivo dos componentes do sistema, em geral, devido à viscosidade do óleo reduzida.

Na maioria dos casos, os refrigeradores permitem que o óleo possa derramar energia térmica acumulada em um meio secundário, tipicamente água ou ar, fazendo passar o óleo quente através de uma série de tubos finos expostos a um fluxo constante de meio de baixa temperatura de refrigeração. O meio de arrefecimento absorve o calor a partir do óleo e transporta-o do refrigerador, onde é evaporado na atmosfera.

Sistemas hidráulicos utilizam óleo pressurizado para efetuar esse trabalho com a atuação das válvulas, peças de máquinas ou equipamentos de elevação. O óleo é pressurizado através do bombeamento para dentro da câmara do atuador, onde a pressão interna aumenta até que supere a força de inércia do mecanismo do atuador, movendo-o e fornecendo o movimento de trabalho durante o processo.

Resfriador de óleo hidráulico instalado em sistema mecânica de veículos.

                                                    Resfriador de óleo hidráulico instalado em sistema mecânica de veículos.

Um dos resultados inevitáveis deste tipo de sistema é uma acumulação de energia térmica, ou calor, no óleo, como resultado do atrito e da compressão. Certa quantidade de acumulação de calor no óleo hidráulico é aceitável, mas, caso supere as especificações operacionais do óleo, uma queda na eficiência é inevitável.

Um efeito colateral do aumento de temperatura no óleo é uma perda de viscosidade, ou espessura. Os sistemas hidráulicos são projetados para funcionar de forma eficaz com um óleo de viscosidade específica e, se o óleo ficar muito fino, começará a trabalhar de forma menos eficiente do que o necessário.

Os danos mecânicos para o sistema são também possíveis, pois os selos começam a degradar-se e as partes móveis recebem menos lubrificação do óleo fino. Para evitar que o aquecimento do óleo fique sem restrições, a maioria dos sistemas de alto desempenho hidráulicos inclui um arrefecedor de óleo hidráulico, um dispositivo colocado em linha com o sistema para permitir que o calor possa se dissipar do óleo.

Existem vários tipos de resfriadores de óleo hidráulico para uso geral, a maioria dos quais utiliza um fluxo de ar ou de água como meio de refrigeração. Refrigeradores de ar semelhantes a um radiador de automóvel empregam um potente ventilador para forçar o ar através das bobinas de tubos que transportam o óleo quente.
-----------------------------------------------------
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
----------------------------------------------------------------------------

Refrigeradores de óleo à base de água contam com tipos de tubos, onde os tubos condutores de óleo são colocados em um compartimento selado através do qual a água fria circula. Outros tipos de resfriadores de óleo hidráulico incluem resfriadores de placa e resfriadores de placas soldadas.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Máquinas & Equipamentos
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Máquinas & Equipamentos