conduíte elétricoUm conduíte elétrico, ou eletroduto, é o termo global para descrever qualquer tubo fechado ou condutor usado proteger a fiação elétrica. Conduítes podem ser redondos, quadrados, ovais ou em seção transversal, e podem ser de peça única ou com tampas removíveis.

Materiais de construção comumente usados na produção de conduítes incluem o aço carbono, alumínio e plástico PVC, e cada um tem seus próprios métodos específicos de juntar as secções individuais. O eletroduto pode ser montado em paredes e vigas no teto, ou pode ser enterrado ou embutido em paredes.

A maioria dos sistemas de conduítes também apresenta seleções de acessórios auxiliares, tais como caixas de inspeção, acessórios para iluminação, tomadas de corrente, curvas e cruzamentos que ajudam na sua instalação e manutenção.

Um tipo de conduíte ser feito de aço, alumínio ou plástico PVC.

Um tipo de conduíte ser feito de aço, alumínio ou plástico PVC.

A fiação elétrica é bastante sensível e propensa a sofrer danos com impactos, além de entrada de umidade e intempéries. Um sistema de conduítes elétricos protege a fiação e torna mais complexo de roteamento. Esses sistemas consistem de tubos fechados, ou condutas, que impedem a fiação de se molhar, ser dobrada, esmagada ou cortada, bem como degradada pela exposição aos raios ultravioleta.

Apesar do mais moderno eletroduto ser feito de aço, alumínio ou plástico PVC, muitos sistemas mais antigos ainda possuem canos feitos de fibra de celulose impregnados de barro. Estes tubos são geralmente ovais, em secção transversal, com adesivos e as articulações de vedação livres. Embora úteis, estes tipos de conduítes geralmente são menos duráveis do que os sistemas modernos e muitas vezes falham devido à fragilidade e aos danos por compressão.
-----------------------------------------------------
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
----------------------------------------------------------------------------

Muitos tipos de conduítes em sistemas de elétrica, incluindo tubos de aço e PVC, também podem ser dobrados no local para acomodar um número muito grande de fios elétricos e cabos, ou evitar o emaranhamento dos fios. Conduítes podem ser montados na superfície das paredes, através de vigas, ou no interior da cavidade das paredes. Em alguns casos, o eletroduto pode também ser enterrado no subsolo ou incorporado em ranhuras em paredes de tijolo que são tipicamente rebocadas.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Elétrica & Eletrônica
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Elétrica & Eletrônica