transformador de correnteUm transformador de corrente é um dispositivo utilizado na medição de energia elétrica. Normalmente, a corrente elétrica é distribuída em níveis de alta tensão que são muito perigosas para os seres humanos. Um transformador de corrente permite que a corrente seja medida sem haver necessidade de desviá-la para um determinado instrumento de medição, o que poderia ser arriscado tanto para o bom funcionamento do dispositivo, como para a pessoa que realizaria a medição. Isto é geralmente conseguido através da medição do campo magnético produzido pela corrente, em vez da medição da própria corrente.

Há duas maneiras regulares de fornecimento de corrente elétrica para um dispositivo, a corrente alternada e a corrente contínua, que normalmente podemos encontrar abreviadas pelas siglas CA (corrente alternada) e CC (corrente contínua). A corrente contínua é geralmente utilizada em dispositivos alimentados por bateria, incluindo a maioria dos automóveis.

Muitas usinas utilizam a corrente alternada para fornecer eletricidade a locais remotos, pois a eletricidade neste conceito pode ser enviada por longas distâncias sem perdas significativas. As linhas de alta tensão conseguem atingir o mesmo objetivo. Ambas as formas são diferentes da eletricidade estática, que é de ocorrência natural e demasiadamente irregular para se utilizar como uma fonte de energia.

Transformadores de corrente em linhas de alta tensão.

                                                                  Transformadores de corrente em linhas de alta tensão.

A alta tensão utilizada na entrega de potência é perigosa para qualquer aplicação que não seja especialmente projetada para conduzir essa tensão. Os aparelhos de medições, mesmo que isolados para proteger os usuários, podem ser facilmente danificados por flutuações na corrente de alta tensão elétrica. Um transformador de corrente elimina esses perigos, proporcionando uma medição precisa, sem uma ligação direta para com a corrente em si.

O transformador de corrente também permite medições padronizadas a partir de uma grande variedade de dispositivos de alimentação diferentes. A corrente utilizada nos sistemas de distribuição de energia pode variar de dispositivo para dispositivo, de modo que não haja alterações nos padrões de medições, que são muito importantes para a gestão eficiente de muitos sistemas complexos de geração de energia.

Grandes transformadores de tensão instalados em redes elétricas.

Grandes transformadores de tensão instalados em redes elétricas.

A maioria dos transformadores de potência está ligada ao sistema de fornecimento de energia, tais como os transformadores que reduzem a alta tensão de linhas de energia para níveis seguros para utilização doméstica. O transformador de corrente, no entanto, não necessita de uma ligação física com a linha a ser medida. Todos os dispositivos com a corrente elétrica criam um campo magnético.

O transformador de corrente utiliza este campo magnético para criar uma corrente diretamente proporcional ao dispositivo ou a linha a ser medida. Uma carga de 400 ampères, por exemplo, pode criar uma leitura de 4 ampères. O profissional que utilizará o instrumento, sabendo da proporção, que é de 1:100, pode deduzir a corrente real do dispositivo.
-----------------------------------------------------
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
----------------------------------------------------------------------------

O transformador de corrente é uma ferramenta importante na engenharia elétrica. Os níveis atuais devem ser monitorados para fins de segurança e eficiência. Os dispositivos de medição ligados a transformadores de corrente permitem esse monitoramento em vários locais em todo o sistema. Eles podem também ser utilizados como medidores de uso elétrico de um edifício para efeitos de leitura de consumo ou inspeção.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Elétrica & Eletrônica
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Elétrica & Eletrônica