Monitoramento de emissões em meio ambienteMonitoramento de emissões é a observação e a análise de gases e partículas emitidos por atividades industriais, tais como fabricação, refino, produção de energia e outros. Países em todo o mundo adotaram políticas que exigem o monitoramento das emissões por causa de preocupações ambientais e de saúde levantadas sobre os tipos de emissões lançadas na atmosfera. Em muitos países, o monitoramento contínuo de emissões é a base para programas econômico/ambientais.

No curso de suas operações diárias, a maioria das instalações industriais produz emissões de gases e partículas como um subproduto de seus processos. Por isso, a medição das emissões surgiu como forma de controlar a combustão, isto é, quando a mistura de combustível e de oxigênio no processo de combustão é menos do que ótima, a mistura de gases nas emissões produzidas reflete esse fato.

Assim, a monitorização das emissões apresenta as informações necessárias para tornar o processo de combustão mais eficiente. Isto, por sua vez, levou a uma redução do nível de emissão de poluentes. Os sistemas foram construídos com o único propósito de monitorar estas emissões.

Os sistemas de monitoramento das emissões para eles são fixos e intermitentes.

                                           Os sistemas de monitoramento das emissões para eles são fixos e intermitentes.

Perto do final do século 20, muitos governos em todo o mundo começaram a prestar mais atenção à questão da poluição do ar no meio ambiente e os muitos problemas que isso provoca, incluindo problemas respiratórios nas pessoas até a chuva ácida na natureza. A legislação foi promulgada em muitos casos, restringindo o nível permitido de emissões, e exigindo programas de monitoramento contínuo para auxiliar no cumprimento dos estatutos.

No início do século 21, o foco foi deslocado ligeiramente para o problema do aquecimento global, e determinou-se que alguns dos componentes de emissões de combustão contribuíam para a estufa efeito. Em vez de impor limites irrealistas sobre as indústrias, planejamentos foram desenvolvidos para instalações de fabricação com uma quota de emissões desses gases de efeito estufa que estas empresas estavam autorizadas a produzir. Aqueles que produziram menos do que sua cota poderiam vender "créditos de carbono" para aqueles que excederam a sua quota.
-----------------------------------------------------
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
----------------------------------------------------------------------------

Não é prático, porém, monitorar todas as fontes de emissões nocivas. Quase todas as formas de transportes motorizados, por exemplo, produzem gases de efeito estufa, mas a tecnologia para monitorar essas emissões continuamente é cara. No entanto, os padrões de emissões são impostos a veículos movidos por motores de combustão interna em muitas nações em todo o mundo. Os sistemas de monitoramento das emissões para eles são fixos e intermitentes. Os veículos que excedem os padrões admissíveis são obrigados a ser reparados ou retirados de circulação.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Meio Ambiente
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Meio Ambiente