Uso de um capacitor eletrônico

capacitor eletrônicoUm capacitor eletrônico é geralmente um componente elétrico de simples constituição e são encontrados em diversos modelos para utilização em circuitos elétricos, pois são capazes de armazenar uma carga elétrica, por um determinado período de tempo. Os capacitores tendem a ser um dos maiores elementos contidos nas placas de circuito impresso, e muitas vezes possuem uma forma de confete ou uma forma cilíndrica. O seu interior é geralmente composto por duas camadas de material condutor separados por uma camada central de isolamento.

As diferenças entre um capacitor eletrônico e outros componentes elétricos, como diodos ou resistores, são com base no fato de que em vez de apenas regular o fluxo de corrente, eles também podem bloquear a corrente elétrica até que esta, atinja certo nível, ou seja, consegue amplificar, e limitá-la. Eles também convertem a corrente contínua (CC) para corrente alternada (CA). As variações sobre o capacitor eletrônico incluem o conversor eletrolítico capacitor ou capacitor eletrolítico, mas todos eles realizam basicamente as mesmas funções, com algumas características diferentes, podendo utilizar um gás ou um vácuo parcial como meio isolante e uma solução de eletrólito líquido como uma das placas condutoras.

Os aplicativos que exigem a regulamentação de alta corrente geralmente utilizam capacitores eletrolíticos, em vez de um projeto eletrônico com capacitor padrão porque estes modelos são capazes de alcançar um nível maior de capacidade para o mesmo volume de material e espaço utilizado no projeto. A capacitância é a avaliação da capacidade de recolher uma carga elétrica, e é expressa como a razão entre a carga sobre uma das placas condutoras de um capacitor dividido pela carga potencial sobre a outra placa. A capacidade de carga está também relacionada com o tamanho do capacitor eletrônico ou capacitores eletrolíticos de modo que, são geralmente muito maiores do que capacitores padrão.

A capacidade de carga está associada ao tamanho do capacitor eletrônico.

A capacidade de carga está associada ao tamanho do capacitor eletrônico.

A gama de utilização para um capacitor eletrônico é ampla, e eles são encontrados em quase todos os circuitos analógicos e digitais. Uma das principais aplicações que têm é como uma forma de regulador de tensão que armazena energia elétrica como por exemplo uma bateria e liberta-o em quantidades desejadas de acordo com a necessidade. Isto torna os dispositivos úteis em sistemas de áudio para evitar a sobrecarga do amplificador, como filtros de ruído em sistemas de rádio, e para regular a tensão em ignições de automóveis.

Sua função de bateria dá-lhes também aplicações generalizadas, de manter um fio de corrente para a memória de um computador quando a energia está desligada, para a pesquisa de fusão nuclear, em alta tensão, em lasers pulsados, e como detonadores de armas nucleares. A capacidade de um capacitor para bloquear a corrente contínua e mudar para a corrente alternada torna os capacitores úteis em aplicações de capacitância de acoplamento que dependem de circuitos analógicos, como microfones, e sistemas mecânicos de bombas hidráulicas.
—————————————————–
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
—————————————————————————-
Como todo componente elétrico, alguns perigos podem ser associados com um capacitor eletrônico, devido a sua capacidade inerente de manter uma carga elétrica por um tempo prolongado. Eles são muitas vezes utilizados para regular o fluxo de corrente para uma parte de um circuito, e, quando falham, o circuito pode queimar. Eles também são capazes de ocaionar perigosos choques elétricos em pessoas que os manuseiam incorretamente, devido à acumulação de carga ao longo do tempo. À medida que sua vida útil diminui, a classificação para a quantidade de carga cuja capacidade foi determinada em projeto, também vai diminuindo, o que pode ocasionar falhas no circuito causando descargas de alta tensão e até mesmo explosões.

<

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password