Capacitor de acoplamentoUm capacitor de acoplamento, por vezes, é conhecido como um condensador de bloqueio, que é utilizado em circuitos elétricos para ligar um equipamento a partir de um segmento do circuito para outro. O capacitor de acoplamento normalmente tem como propósito bloquear a corrente contínua (CC), deixando acorrente alternada (AC) passar. A finalidade principal para a utilização de um condensador de acoplamento é bloquear a interferência, certificando-se o sinal é transportado para a fase seguinte e que os dois sinais de ligação são compatíveis.

-----------------------------------------------------
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
----------------------------------------------------------------------------

Os capacitores são constituídos por dois condutores que são separados por um componente de isolamento conhecido como um dielétrico. O condensador não só atua como uma ponte do filtro, como é o caso com um condensador de acoplamento, mas também como uma bateria. Quando a tensão é passada através de um condensador, um campo elétrico é criado na zona dielétrica e a energia criada pode ser armazenada. Desta forma, os condensadores podem atuar como baterias. Eles são muitas vezes utilizados para armazenar energia enquanto as baterias para um dispositivo estão sendo recarregadas ou usadas.

O capacitor também pode atuar como um tampão para tirar o poder de um circuito de modo que as flutuações no sinal sejam reduzidas. Isto faz com que um sinal mais suave faça com que aconteçam menos problemas com o circuito. Eles também podem ser utilizados para modificar e corrigir os sinais de potência, de modo que a quantidade máxima de potência criada é usada. Isto é conhecido como fator de correção de potência.

O capacitor de acoplamento bloqueia a corrente contínua (CC), deixando a corrente alternada (AC) passar

                    O capacitor de acoplamento bloqueia a corrente contínua (CC), deixando a corrente alternada (AC) passar

No caso de um condensador de acoplamento, o sinal é alterado de modo que a corrente passe através de AC, enquanto a corrente CC é bloqueada. A interferência que ocorre, por conseguinte, é minimizada, o que ajuda a equilibrar o que é conhecido como polarização CC. Esta polarização CC é um sinal usado para equilibrar a polaridade do sinal global do circuito, e mesmo que ele seja bloqueado por meio do condensador é ainda necessário para o sinal ser movido através do circuito. O capacitor de acoplamento mantém os sinais provenientes dos dois circuitos separados de modo que os sinais não estejam fora de definição de conflito ou de outra forma com o outro.

Ocasionalmente, dentro de um circuito, haverá um condensador de acoplamento não intencionalmente criado. Um exemplo disso poderia ser encontrado em dois fios que estão muito próximos uns dos outros. O sinal de um fio pode se acoplar com outro fio com interferência de produtos, ou o ruído do sinal. Nisso, geralmente, é tomado cuidado colocando algum tipo de aterramento material entre os fios que se quebram. Este tipo de problema é encontrado em itens como placas de circuitos impressos, onde os sinais e os fios podem ficar muito perto.

Autor(es):

facebook      twitter      google+

Elétrica & Eletrônica
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Elétrica & Eletrônica