circuito indutorOs indutores são componentes eletrônicos passivos geralmente feitos a partir de bobinas de fio. Quando uma corrente elétrica passa através de uma bobina de fio ou indutor, a corrente induz um campo magnético em torno da bobina que armazena energia. Esta capacidade de armazenamento de energia é chamada indutância, e é medida em henrys (H). Existem quatro tipos principais de circuitos indutores e cada um se comporta de uma maneira única, o que os tornam úteis em quase todos os circuitos eletrônicos.

O campo magnético em torno de um indutor armazena energia. Quando a corrente é removida, a energia é reabsorvida pelo indutor que produz uma corrente momentânea no sentido oposto da corrente original, esta corrente reage com outros componentes existentes no circuito indutor. Os componentes do circuito de indutores incluem os indutores (L), os resistores (R) e os capacitores (C). Um circuito indutor RL, por exemplo, tem um indutor e um resistor nele.

Os circuitos indutores requerem compreensão, pois, os capacitores armazenam energia na forma de uma carga elétrica colocada em seus dielétricos. A capacidade de um capacitor para armazenar energia é chamada capacitância e é medida em farads (F). Em um circuito indutor, um capacitor e um indutor de armazenamento descarregam energia na oposição. Como o campo magnético em torno de um indutor, a carga do capacitor está em declínio. O inverso também é verdadeiro, quando os capacitores estão plenamente carregados, os indutores entram em declínio no que tange o seu campo magnético.

A capacidade de um capacitor para armazenar energia é chamada capacitância.

                                            A capacidade de um capacitor para armazenar energia é chamada capacitância.

Um circuito resistor indutor paralelo é um circuito isolador para transistores utilizados como amplificadores, ligados em paralelo, uma das formas mais básicas de se ligar componentes eletrônicos. A altas frequências, a saída do amplificador transistor começa a oscilar como as saídas do condensador e começa a libertar a energia. Um circuito resistor indutor ligado em paralelo através da saída do amplificador impede a saída de distorcer o sinal ou que os componentes gerem ruído. Ele faz isso através da absorção de energia, pois com as descargas dos capacitores, a energia é descarregada sobre os capacitores, efetivamente mantendo o transistor isolado do capacitor em uma possível mudança.

O circuito RL indutor de filtro coloca um indutor e um resistor em uma ligação em série, que juntamente com a ligação em paralelo, são as formas de ligação de componentes eletroeletrônicos. Desta forma, a corrente flui através de um componente, depois o outro. Este circuito também pode ser chamado de um filtro passa-baixo ou passa-alto, dependendo de como a saída é obtida a partir dele. A aplicação de um filtro passa alta permite que a corrente utilize o indutor para levá-la para a saída, permitindo que as altas frequências sejam capazes de passar, mas não as baixas frequências. Utilizando a saída através do resistor, o circuito será considerado um filtro passa-baixo, permitindo que as baixas frequências fluam e as altas frequências sejam bloqueadas.

Colocando um indutor em paralelo ou em série com um condensador cria-se um circuito de ressonância ou um circuito indutor sintonizado. Os dois componentes de armazenamento e liberação de energia trabalhando em oposição, quando um componente é carregado, o outro é descarregado. O circuito indutor LC é um filtro seletivo, e de frequência de ressonância, a frequência à qual ambos os componentes tanto na carga como na descarga agem igualmente, assim, o circuito seleciona a frequência de um sinal específico, e permite sua passagem. Este princípio foi a base para a criação dos primeiros rádios de cristal que contavam com uma bobina de fio e a capacitância do fio da antena no ar para sintonizar estações de rádio diferentes.
-----------------------------------------------------
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
----------------------------------------------------------------------------

Um circuito indutor simples RLC coloca os três componentes em série um com o outro. Este circuito funciona bem como um circuito LC série na medida em que tem uma frequência ressonante. Ao contrário do circuito LC, no entanto, o circuito RLC em série, rapidamente perde a oscilação da corrente entre o condensador e o indutor, porque há resistência ao fluxo de corrente. Há também outros circuitos RLC, onde se coloca os componentes em diferentes combinações entre paralelo e circuitos em série.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Elétrica & Eletrônica
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Elétrica & Eletrônica