Vantagens do cross docking em armazenagemEm logística, cross docking é um sistema de distribuição de itens de uma planta de fabricação para entrega direta para o cliente, com pouca ou nenhuma movimentação de material no caminho.

-----------------------------------------------------
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
----------------------------------------------------------------------------

Cross docking não só reduz o manuseio de materiais, mas também diminui a necessidade de guardar os produtos no armazém. Na maioria dos casos, os produtos enviados a partir da área de manufatura para a doca de carregamento são alocados para as entregas de saída. Algumas vezes, os produtos não vão chegar ao cais de carga da área de produção, mas podem chegar como um produto adquirido que está sendo revendido ou ser entregues a outra empresa tenha fábricas para expedição no armazém.

Vantagens do cross docking

Muitas empresas têm se beneficiado do uso de cross docking. Alguns dos benefícios incluem:

  • Redução dos custos trabalhistas, como os produtos não precisam ser recolhidos e dar entrada no estoque no armazém.
  • Redução do tempo de produção para o cliente, o que ajuda a melhorar a satisfação do cliente.
  • Redução da necessidade de espaço de armazenagem, como não há necessidade de armazenamento dos produtos.

Tipos de cross docking

Há diversos cenários em que o uso de cross docking para a gestão de armazém pode ajudar a reduzir custos. As empresas usam o tipo de cross docking que melhor se aplica ao tipo de produto com os quais ela lida.

Armazéns de logística podem lançar mão do cross docking para otimizar espaços e economizar despesas

Armazéns de logística podem lançar mão do cross docking para otimizar espaços e economizar despesas

  • Cross docking de produção - Esse procedimento envolve o recebimento dos produtos adquiridos e de entrada que são exigidos pela indústria transformadora. O armazém pode receber os produtos e preparar subconjuntos para as ordens de produção.
  • Cross docking de distribuição- Consolida produtos de entrada de diferentes fornecedores em um pallet de produto misto, que é entregue ao cliente quando o item final é recebido. Por exemplo, os distribuidores de peças de computador podem adquirir seus componentes de vários fornecedores e combina-los em uma mesma expedição para o cliente.
  • Cross docking de produtos - Essa operação combina transferência de um número de diferentes operadoras para as indústrias de LTL (pequenas cargas) e pequenos pacotes para economizar em escala.
  • Cross docking de varejo - Envolve a recepção de produtos de vários fornecedores e classificação em caminhões de saída para uma série de lojas de varejo. O método foi utilizado pelo Wal-Mart em 1980 nos EUA. Eles obtinham dois tipos de produtos: itens que vendem todos os dias do ano, chamado de estoque fixo, e produtos de grandes quantidades que são comprados uma vez e vendidos nas lojas e não costumam ser abastecidos novamente. Esse segundo tipo de contrato é chamado de carga direta e Wal-Mart minimiza os custos de armazém com frete direto usando cross docking e mantendo a carga no armazém o mínimo de tempo possível.
  • Cross docking oportunista - Pode ser usado em qualquer armazém. É a transferência de um produto diretamente a partir dos bens que receberam no dock de expedição de saída para atender a uma demanda conhecida, ou seja, um cliente para vendas.

Produtos adequados para cross docking

Há materiais que se adaptam melhor ao cross docking que outros, como:

  • Itens perecíveis, que necessitam de embarque imediato
  • Itens de alta qualidade, que não necessitam de inspeções de qualidade durante a entrada de mercadorias
  • Produtos que são pré-marcados (com código de barras, RFID), pré-ingressos e prontos para venda ao cliente
  • Artigos promocionais e itens que estão sendo lançados
  • Produtos tradicionais de varejo com uma demanda constante ou variância baixa em demanda
  • Itens pré-escolhidos, pré-embalados ou pedidos de clientes de outra unidade de produção ou de armazenagem

Autor(es):

facebook      twitter      google+

Armazenagem & Logística
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Armazenagem & Logística