Como saber se um produto é ecologicamente corretoProdutos e matérias-primas ecologicamente corretos proporcionam uma escolha mais segura para você e para o meio ambiente. Existem algumas normas e certificações internacionais que definem os produtos ou serviços sustentáveis como aqueles que têm um efeito menor sobre o meio ambiente e a saúde humana quando comparados com produtos concorrentes. Para empresas, eles agregam valor na hora de vender ao consumidor consciente.

A comparação inclui matérias-primas, produção e embalagens. Para garantir que um produto é ecologicamente correto, verifique a etiqueta para encontrar os selos de certificação.

-----------------------------------------------------
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
----------------------------------------------------------------------------

Estes são alguns dos selos que determinam se um produto é verde ou não.

Selo Verde

Selo Verde, ou Green Seal, é uma organização sem fins lucrativos que oferece uma certificação ambiental para as empresas cujos produtos atendem aos mais rigorosos padrões estabelecidos pela American National Standards Institute (ANSI). O processo de certificação começa com uma inspeção no local de fabricação, seguido por vários meses de testes de produtos. O logotipo de certificação Selo Verde, um ponto azul marcado com uma marca verde, é atribuído aos produtos ou serviços que provaram ser ambientalmente responsáveis. O consumidor encontra o logotipo do Selo Verde em itens de todos os tipos, desde produtos de limpeza até unidades hoteleiras.

FSC

O Forest Stewardship Council (FSC) promove um esforço global para assegurar uma gestão florestal responsável para as gerações atuais e futuras. Plantações de florestas geridas de forma responsável reduzem os efeitos da mudança climática e continuam a fornecer comida, água potável e recursos naturais.

Embalabens sustentáveis trazem o selo FSC para certficar sua origem

Embalabens sustentáveis trazem o selo FSC para certficar sua origem

A organização sem fins lucrativos permite que seu logotipo verde-escuro seja usado em produtos originários de uma floresta certificada. Um selo FSC também certifica que os produtos são processados através de fabricantes e distribuidores certificados.

ENERGY STAR

Procure a etiqueta ENERGY STAR em eletrônicos, eletrodomésticos, aquecimento residencial e sistemas de refrigeração, iluminação e materiais de construção. O EPA e o Departamento de Energia dos EUA conjuntamente oferecem o programa ENERGY STAR para ajudar os consumidores a identificar produtos energeticamente eficientes. Os produtos qualificados reduzem os gastos dos consumidores e protegem o meio ambiente, reduzindo as emissões de gases de efeito estufa. O programa de rotulagem voluntária ENERGY STAR estende-se a novos edifícios comerciais e residenciais.

Selos orgânicos

Nos EUA, a regulamentação dos métodos de produção de produtos orgânicos é feita por meio do Programa Orgânico Nacional. Aqui no Brasil, desde 2007, o governo federal regulamentou a Lei de Orgânicos (10.831), que define as especificações de um produto orgânico e regulando as certificadoras, como ABIO, IBC, Ecocert e OIA, entre outras. Procure o selo de uma das certificadoras em cultivos orgânicos para verificar a procedência do produto orgânico e a confiabilidade do produtor. Irradiação, fertilizantes sintéticos, lodo de esgoto, pesticidas proibidos e organismos geneticamente modificados são proibidos na produção agrícola orgânica. Produtores de gado orgânico certificados usam alimentação 100% orgânica e garantem o bem-estar animal.

Autor(es):

facebook      twitter      google+

Meio Ambiente
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Meio Ambiente