estagflação A estagflação é uma tendência econômica em que a inflação e o desemprego aumentam, enquanto o crescimento geral da economia é lenta. Pode ser difícil corrigir uma situação de estagflação, porque focar um aspecto do problema pode exacerbar os outros aspectos. Muitos governos tentam evitar a estagflação através de medidas de política fiscal, promovendo um saudável crescimento da economia, além de tentar evitar a inflação. Se a estagflação continua por tempo prolongado, irá desencadear uma recessão econômica grave e duradoura.

Um dos mais conhecidos exemplos de estagflação ocorreu nos Estados Unidos, em 1970, durante a crise do petróleo. Vários outros países experimentaram a estagflação durante este período, e os preços elevados do petróleo contribuíram para a inflação geral, enquanto o crescimento das taxas de emprego e a economia doméstica mantiveram-se lentos. Nos Estados Unidos, o Banco Federal de Reservas finalmente entrou em cena, promovendo o congelamento da oferta de moeda e provocando uma recessão.

Os consumidores podem sofrer muito durante a estagflação.

                                                   Os consumidores podem sofrer muito durante a estagflação.

A palavra é um acrônimo de "estagnação" e "inflação", e parece ter sido inventada em 1965 por um membro do Partido Conservador da Grã-Bretanha. Ele mencionou pela primeira vez a expressão “estagflação” em 17 de Novembro, discutindo a situação da economia britânica na época. Ele ressaltou que a estagflação estava fazendo história na Grã-Bretanha. Como o problema se espalhou para outros países, o uso do termo tornou-se generalizado, já que era um atalho conveniente para descrever um problema sério.

As causas da estagflação são amplamente debatidas. Alguns economistas acreditam que a regulação governamental excessiva, por exemplo, contribui para o processo de estagflação. Outros acreditam que pode ser desencadeada por eventos externos, tais como uma subida brusca do preço de uma mercadoria como o óleo, o que é conhecido como teoria de choque. Seja qual for a causa, a estagflação pode ser um processo de estagnação econômica difícil de reverter.
-----------------------------------------------------
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
----------------------------------------------------------------------------

No caso da crise da década de 1970, as ações do Banco Federal de Reservas levaram a uma recessão, mas em última análise, a economia estabilizou-se, com a taxa de desemprego sendo naturalmente auto-corrigida, enquanto a inflação caía. Na década de 1980, várias medidas foram usadas para promover o crescimento econômico, o que também ajudou a nação a se recuperar do período de estagflação. Os consumidores podem sofrer muito durante a estagflação, uma vez que encontram bens e serviços muito caros para pagar, na proporção em que não podem obter empregos para pagar as necessidades básicas. Se o governo pode restringir a disponibilidade de empréstimos em uma tentativa de combater a estagflação, os consumidores podem ter de reduzir drasticamente os seus orçamentos para sobreviver.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Economia
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Economia