Google
Matérias, artigos e empresas relacionados a Manutenção e Suprimentos para a indústria
Esqueci minha senha

De onde vem o gás metano

A origem do gás metano é, principalmente, de fontes animais. Mas processos extrativos, como a mineração, tornam o fator humano o maior produtor do gás em todo o mundo.

Mais notícias relacionadas a meio ambiente:

Lubrificantes Fênix minimiza impacto com oxidação térmica
A preocupação com o meio ambiente está no DNA da empresa desde sua fundação.


Empresas de biotecnologia representam Brasil na Bio 2013
Maior convenção do setor acontece em abril nos EUA


Para que servem as cortinas de lodo
Também conhecidas como barreiras de lodo, são usadas para evitar que sedimentos de construção poluam ...


De onde vem o gás metanoO gás metano provém de animais e fontes naturais. Embora não existam diferentes tipos de gás metano, há diferentes formas como este gás é produzido e emitido. Algumas fontes de metano relacionadas com o ser humano são a mineração de recursos naturais e a decomposição do lixo. Fontes de metano naturais incluem água e animais selvagens.

O metano é o principal componente do gás natural e é libertado quando o produto é processado, armazenado e distribuído. Metano também é emitido quando o petróleo bruto é produzido e distribuído. Depósitos de carvão têm metano aprisionado em si. Além disso, o metano é emitido durante o processo de mineração de carvão.

Em 2007, a mineração e o processamento de recursos naturais foram responsáveis por quase 33% das emissões de metano, tornando essa causa humana a maior contribuinte entre as emissões de metano. Os aterros de lixo emitiram cerca de 23% de todo o metano do mundo em 2007. Quando o lixo se decompõe sem oxigênio em aterros e lixões, o metano é liberado.

O processamento de recursos naturais, como a mineração, contribuem com a emissão de metano

                            O processamento de recursos naturais, como a mineração, contribuem com a emissão de metano


Decomposição de lixo ocorre sem oxigênio quando o lixo se decompõe por baixo da primeira camada de lixo. Práticas de gestão de resíduos e níveis de umidade do lixo contribuem para a quantidade de metano produzida. Existem programas em vigor nos EUA e na Europa que incentivam sistemas de aterros para usar metano produzido no local para fornecer para instalações de energia e para as comunidades.

-----------------------------------------------------
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
----------------------------------------------------------------------------


Os seres humanos utilizam os animais ruminantes para os produtos lácteos, carne e peles. Ruminantes são animais domésticos que têm um sistema digestivo com vários estômagos e incluem animais como vacas, búfalos e cabras. Essas espécies produzem maiores quantidades de metano através do processo digestivo do que outros animais. Ao usar um grande número desses animais para sua subsistência, o homem contribui para o metano no meio ambiente.

A decomposição de estrume animal também produz metano. Tanques de retenção e lagoas de resíduos, utilizados principalmente em criações bovinas e suíndas, são os maiores contribuintes para o metano produzido pela decomposição dos resíduos.

O estrume de animais, como as vacas, produz metano pela decomposição dos resíduos

O estrume de animais, como as vacas, produz metano pela decomposição dos resíduos

Zonas úmidas emitem mais metano do que qualquer outra fonte natural. Elas proporcionam o ambiente perfeito para o metano produzido por bactérias, as chamadas bactérias metanogênicas.

Para que essas bactérias produzam metano, elas precisam viver em ambientes sem oxigênio e grandes quantidades de material orgânico. As zonas úmidas fornecem grandes áreas de material orgânico em um ambiente não-oxigenado. Oceanos e rios também emitem metano. Peixes e metano produzem zooplânctons, bem como drenagem ao longo das áreas costeiras.

Os cupins são o segundo maior produtor de metano natural. O metano é produzido por meio dos processos digestivos naturais destes insetos. Populações de insetos também contribuem para a produção de metano natural. Os animais selvagens produzem metano, mas a produção de metano por animais selvagens é menor em comparação com a de outras fontes naturais.

Outras fontes naturais de metano incluem hidratos de metano, que são encontrados no subsolo das regiões polares e do oceano e em fontes geológicas, como vulcões de lama. Esses hidratos também resultam da queima de material incombustível em incêndios florestais. Os incêndios florestais podem liberar grandes quantidades de metano do solo congelado.

facebook      twitter      google+

* campos obrigatórios

Outras notícias relacionadas a meio ambiente:

ABNT lança norma sobre manufatura reversa de eletroeletrônicos

Nesta sexta-feira (19 de abril), a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) apresenta em São Paulo a norma ABNT NBR 16156:2013 - Resíduos de equipamentos eletroeletr ...
Desenvolvimento econômico sustentável

O termo desenvolvimento econômico sustentável refere-se ao saldo de crescimento econômico junto com as necessidades sociais e ambientais. Para que o crescimento econômico seja considerado sustent ...
Como funciona um sistema de esgotos

Um sistema de esgoto de águas residuais move o material isolado a partir de seu ponto de origem, de modo que possa ser eliminado ou tratado. Existem três principais ...
Prós e contras de sacolas reutilizáveis

Com tantos problemas ambientais que assolam o planeta, o ideal seria que todas as pessoas contribuíssem para evitar a poluição originada pelo acúmulo de lixo, especialmente por ...
Poluição causada por produtos plásticos

O plástico tornou-se um produto essencial para as pessoas ao redor do mundo. Desde a sua descoberta por Alexander Parkes em 1852, tem sido um dos produtos mais usados ...
O que é biorremediação

A biorremediação é um método, dentro do campo da biotecnologia, criado para impedir as crescentes ameaças provenientes de formas graves de poluição ambiental. Como o nome sugere ...
Ministro da Economia alemão ainda se opõe a licenças de emissão de carbono

Ministério da Economia da Alemanha continua em oposição a um plano da União Europeia para conter um excesso de oferta de licenças no maior mercado mundial ...

Meio Ambiente
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Meio Ambiente


Veja na Agenda de Feiras e Congressos
Veja na Agenda de Feiras e Congressos

Google