Propriedade de temperabilidade de metais

temperabilidade de metaisTemperabilidade é um termo usado para descrever a capacidade de um material de ser endurecido quando é exposto ao calor e, depois, ser arrefecido rapidamente. Esta propriedade não deve ser confundida com dureza, que se refere à força de um material e sua capacidade de resistir a danos. Em vez disso, a temperabilidade determina se um objeto pode ser feito de forma mais enrijecida, ou se é resistente ao endurecimento. Este termo é usado apenas para se referir a objetos de metal, incluindo aço e ligas metálicas, e não é aplicada aos plásticos ou outros materiais.

O teste primário de temperabilidade é conhecido como teste de “têmpera”. Para realizar este teste, uma barra de aço é aquecida até que cristalize em uma estrutura cúbica de face centrada chamada austenita. Após a fonte de calor ser removida, uma extremidade da haste de austenita é imediatamente submetida a uma aspersão de água para arrefecer até à temperatura ambiente. Este processo de arrefecimento é chamado de têmpera.

A têmpera muito rápida fará com que a martensita – um material muito forte – se forma. Se o efeito de atenuação não for suficientemente rápido, um material diferente irá formar, o qual não é tão forte. A dureza da haste é medida em incrementos específicos a partir do final temperada. Quanto mais longe da extremidade temperada, mais lentas as taxas de arrefecimento, tornando menos provável a formação da martensite.

Um teste de temperabilidade é frequentemente usado em aplicações de soldadura.

Um teste de temperabilidade é frequentemente usado em aplicações de soldadura

O endurecimento do aço e de outros metais depende tanto da composição do objeto quanto de sua forma ou geometria. Quanto mais espesso é um objeto, mais lenta a taxa de resfriamento no centro, tornando mais difícil o endurecimento do material na parte interna. Isto significa que os objetos mais espessos, ou aqueles com área de superfície pequena, terão um nível mais baixo de temperabilidade do que os objetos pequenos ou diluentes feitos a partir do mesmo material. Em um objeto fino, o calor tem muito pouca distância para se propagar, assim como as taxas de arrefecimento podem ser rápidas e aumentar o seu nível de dureza.

Em geral, quanto maior for o conteúdo de carbono de um produto de aço, maior temperabilidade o aço terá. Os elementos comuns adicionados ao aço para aumentar a sua capacidade de endurecimento incluem boro, manganês, cromo e molibdênio. A adição de ligas deve ser cuidadosamente realizada para evitar a alteração das propriedades do aço, de modo a afetar a sua capacidade de ser endurecido.
—————————————————–
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
—————————————————————————-
A propriedade de temperabilidade do aço e a sua capacidade de ser soldado estão inversamente relacionadas. Quanto mais endurecível o aço, mais difícil será a solda; quanto menor for a capacidade de ser endurecido, mais fácil é a solda. Um teste de temperabilidade é frequentemente usado em aplicações de soldadura para determinar se dois materiais podem, com sucesso, ser soldados. Também pode ajudar a escolher os equipamentos de solda mais adequados e suas configurações.

<

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password