Mineração de dragagemA mineração de dragagem é a mineração de sedimentos depositados a partir da água que flui, como cascalho, areia e rocha, para coletar materiais valiosos, como ouro. Geralmente, o sedimento é aspirado a partir do fundo de um corpo de água, ou equipamentos são usados para colher o sedimento. A mineração de dragagem é a técnica que é frequentemente usada por mineiros comerciais com a finalidade de coletar ouro bruto. Quando a mineração de dragagem pé empregada para extração do ouro, um equipamento chamado draga é usado para cavar, classificar os materiais, recolher o ouro, entre outras atividades.

A mineração de ouro é feita através da mineração com draga de sucção, também chamada de dragagem moderna. A draga de sucção é fácil de operar por um ou dois indivíduos, tornando-se muito popular em áreas onde o ouro em estado bruto está situado. Geralmente, os aspiradores de sucção puxam os sedimentos através de uma mangueira que está localizada no fundo do rio ou riacho. Após o sedimento ser aspirado para a superfície da draga, é processado e classificado através de uma eclusa. A eclusa é aproveitada para remover quaisquer materiais valiosos, enquanto o sedimento de resíduos é descarregado a partir da draga.

A mineração de dragagem pode liberar mercúrio no rio quando o sedimento é revirado.

                                     A mineração de dragagem pode liberar mercúrio no rio quando o sedimento é revirado.

Embora o método de mineração de draga de sucção seja fácil de usar, existem várias outras formas de mineração de draga que também são utilizadas, em particular por mineiros comerciais. Por exemplo, a dragagem com uso de eclusa usa um balde para desenterrar sedimento e processá-lo através de uma eclusa em águas rasas. A draga é usada para trabalhar com pedras maiores, separando os sedimentos dos materiais maiores, usando uma tela que gira. A draga empilhadora usa uma série de baldes para escavar os sedimentos e separá-los de materiais valiosos através de comportas.

Embora o processo de mineração com uso de dragas tenha sido usado há séculos, existem algumas preocupações ambientais relacionadas à técnica. Por exemplo, há questões que destacam a possibilidade de alteração da forma de um rio, de seu curso e de que suas águas fiquem barrentas pelo lodo. Além disso, alguns pesquisadores afirmam que a mineração de dragagem pode liberar mercúrio no rio quando o sedimento é revirado. O temor é que os peixes, como salmão, possam ser prejudicados pelo mercúrio.
-----------------------------------------------------
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
----------------------------------------------------------------------------
Em algumas áreas, como na Califórnia, nos Estados Unidos, tem havido limites e moratórias judiciais colocados neste método de dragagem. Os mineiros responderam a estes limites, alegando que eles podem ajudar a ecologia do rio, impedindo mais de sedimentação. Eles também afirmam que através da remoção de sedimentos dos rios, a temperatura da água do rio vai ser mais fria e melhor para a vida do rio.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Mineração
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Mineração