Dicas de marketing para produtos industriaisOs produtos industriais são bens produzidos em uma fábrica com o uso de máquinas e tecnologia. Os primeiros produtos industriais apareceram na Grã-Bretanha durante o século 18 e foram resultado do crescente desenvolvimento no advento das indústrias metalúrgica e têxtil. A Revolução Industrial provocou uma mudança rápida de uma economia agrária para uma economia dominada pelas máquinas e equipamentos a princípio na Europa e, depois, nas Américas e no resto do mundo.

De alimentos e roupas até computadores e carros, produtos industriais são hoje não apenas uma parte importante da vida das pessoas, mas também a base da economia de muitos países.

Como os suprimentos industriais têm um público específico, os esforços de marketing devem ser direcionados para se mostrarem eficazes. Ao planejar uma campanha de marketing, pense em como você pode divulgar o nome da empresa e mensagem para os consumidores e donos de empresas que possam vir a ter uma necessidade de seus produtos. Ao garantir que sua campanha de marketing chegue às pessoas certas, você pode conseguir melhores resultados, sem perder tempo e dinheiro em campanhas mais gerais.

Em uma campanha de marketing para equipamentos industriais, direcione seus esforços para o público-alvo correto

            Em uma campanha de marketing para equipamentos industriais, direcione seus esforços para o público-alvo correto

Para começar, escolha um público-alvo que se adapte a sua oferta de produtos. Antes de iniciar uma campanha de marketing para produtos industriais, crie um perfil de seu público ideal. Se você vender peças de reposição para máquinas, por exemplo, o seu cliente-alvo pode ser o engenheiro-chefe de uma fábrica. Reúna o máximo possível de informações sobre as pessoas que vão comprar seus produtos. Títulos de seus trabalhos, ciclo de compras, publicações que leem, poder de decisão, e as preferências podem afetar a forma como eles compram.

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Em seguida, crie uma mensagem de marketing que apele para as necessidades dos seus clientes-alvo. Baseado em sua análise do público, considere quais fatores são mais importantes para as pessoas que vão comprar o seu produto. Preço, função de garantia, transporte marítimo, suporte técnico e cronograma são todas preocupações comuns para os compradores de produtos industriais. Se você vender grandes quantidades para empresas, inclua informações sobre a entrega em massa e disponibilidade. Quando fizer comercialização direta aos consumidores, você pode se concentrar nas necessidades sazonais ou de usabilidade.

Usar materiais de marketing, como cartões de visita e folders, é uma ótima estratégia para indústrias

Usar materiais impressos de marketing, como cartões de visita e folders, é uma ótima estratégia para indústrias

Crie materiais de marketing. Como muitos clientes pesquisam produtos e fornecedores online, o primeiro passo deve ser montar um site, mesmo que você não vá oferecer vendas pela web. Tenha cartões de pedidos de compra e papel timbrado com seu nome e logotipo da empresa e, dependendo do escopo de produtos que você oferece, produza um folheto impresso, um catálogo e folhetos promocionais.

Mas a prioridade em uma estratégia de marketing na área industrial é ir onde estão seus clientes. Se você fornecer projetos industriais para operações de grande escala, monte um estande com amostras de produtos e informações sobre pedidos em feiras e eventos do setor. Você também pode participar de encontros específicos de engenharia, fabricação ou construção para encontrar clientes. Entregue seus folhetos para as empresas locais que necessitam de produtos industriais. Ofereça um desconto aos clientes novos se eles mudarem de seu fornecedor atual e passarem a fazer negócios com a sua empresa.

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