catalisadores químicosUm catalisador químico é qualquer substância que funciona para acelerar uma reação química. Catalisadores podem ser orgânicos, sintéticos ou de metal. O processo pelo qual o catalisador acelera ou retarda uma reação é chamado de catálise.

Para qualquer processo ocorrer, a energia, conhecida como energia de ativação, é necessária. Sem a ajuda de um catalisador a quantidade de energia necessária para provocar uma reação particular é elevado. Quando o catalisador está presente, a energia de ativação é amenizada, fazendo a reação acontecer de forma mais eficiente. O suprimento catalisador geralmente funciona por qualquer alteração da estrutura de uma molécula ou por ligação com moléculas reagentes, levando-as a combinar, reagir e libertar um produto ou energia. Por exemplo, um catalisador é primordial combinar os elementos oxigênio e hidrogênio e formar água.

Sem a ajuda de uma substância catalisadora, reações químicas nunca podem ocorrer ou tomam um período muito mais longo do tempo para reagir. Quando a reação química ocorre, o catalisador propriamente dito não é alterado e não faz parte do resultado final. Na maioria das vezes, o catalisador pode ser reutilizado várias vezes em reações subsequentes.

Um catalisador é aproveitado em dois tipos de condições: químicas ou bioquímicas.

                             Um catalisador é aproveitado em dois tipos de condições: químicas ou bioquímicas.

Às vezes, em vez de acelerar uma reação, um catalisador trabalha para retardar uma reação que normalmente não ocorre muito lentamente. Este tipo de substância é um catalisador negativo que é também referido como um inibidor. Catalisadores negativos são importantes na medicina, onde os inibidores são fundamentais no tratamento de doenças mentais, pressão alta, câncer e uma miríade de outros problemas de saúde.

Um catalisador é aproveitado em dois tipos de condições: químicas ou bioquímicas. O catalisador mais comum em reações bioquímicas são as enzimas. As enzimas são proteínas altamente especializadas que aceleram reações químicas específicas. Estes catalisadores tornam a vida possível. Por exemplo, uma enzima encontrada na saliva quebra o alimento para a digestão futura. Sem este catalisador, levaria semanas para que conseguíssemos digerir os alimentos.
-----------------------------------------------------
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
----------------------------------------------------------------------------
Catalisadores também são importantes nos laboratórios, bem como na fabricação e na indústria. Um dos mais conhecidos catalisadores é o catalisador que ajuda a prevenir emissões por automóveis e fazem o consumo de combustível mais eficiente. Fertilizantes também são catalisadores que aceleram o crescimento das plantas.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Suprimentos Industriais
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Suprimentos Industriais