árvore de camesUma árvore de cames (também conhecida árvore de comando de válvulas, veio de ressaltos, veio de excêntricos, ou eixo de comando de válvulas) é um eixo de rotação cilíndrica utilizado para regular a injeção de combustível vaporizado em um motor de combustão interna, e transforma o torque linear em torque centrífugo. Estes dispositivos são por vezes confundidos com o eixo de manivela do motor, ou virabrequim (cambota), em que o movimento de vaivém dos êmbolos é convertido em energia rotacional, transformando o torque linear em torque centrífugo.

Em vez disso, a árvore de cames é responsável pelas injeções de combustível com tempos precisos requeridos pelos motores de combustão interna. Árvores de cames têm múltiplos veios de excêntricos sobre eles, que são utilizados para abrir as válvulas através de contato direto. Um veio de excêntricos está diretamente acoplado ao eixo de manivela, de modo que as válvulas têm aberturas cronometradas em conformidade.

Cames podem ser encontradas em muitos tipos diferentes de máquinas que exigem tempo mecânico. Na maioria das vezes, estes componentes mecânicos são encontrados em motores de combustão interna e executam a tarefa essencial da temporização de injeção de combustível. Mesmo que as cames possam ser encontradas em diferentes tipos de máquinas, elas são normalmente utilizadas para fins de temporização de válvula. Um exemplo disto seria um queimador de combustível que injeta o combustível em intervalos cronometrados para ajudar a reduzir o consumo de combustível. Árvores de cames também desempenharam um papel em máquinas mais antigas, tais como bombas de água e relógios mecânicos.

Árvores de cames contam com múltiplos veios de excêntricos.

                                        Árvores de cames contam com múltiplos veios de excêntricos.

Um motor de veio de excêntricos pode ser produzido a partir de muitos tipos diferentes de materiais. Os materiais utilizados na árvore de cames dependem da qualidade e do tipo de motor a ser fabricado. Para a maioria dos automóveis produzidos em massa, o ferro fundido refrigerado é usado. Além de barato, o ferro fundido coquilhado também é extremamente durável e confiável. Isto é porque o tratamento a frio aumenta a resistência e a dureza de qualquer metal que sofre este processo.

Para a maior qualidade das árvores de cames, tarugos de aço são usados. Embora muito superior ao ferro fundido coquilhado em termos de desempenho, o processo de fabricação é tanto quanto trabalhoso e caro, portanto, os tarugos de aço raramente são encontrados fora dos carros de alto desempenho ou de luxo. Cames feitas a partir deste material são frequentemente produzidas através da utilização de máquinas de sistemas CNC para assegurar a precisão no fabrico.

Árvore de Cames é incrivelmente importante para o desempenho do motor de combustão interna. A rotação do veio de excêntricos abre tanto as válvulas de admissão quanto as válvulas de escape. Uma vez que o veio de excêntricos é acoplado diretamente à cambota, pode ser temporizado em conformidade com a posição do eixo de manivela. Os dois veios são acoplados através de um ou arranjo de engrenagens, dependendo da localização do veio de ressaltos.
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A localização do eixo de comando pode variar e depende da existência ou não dos cames e se entram em contato direto com as válvulas, ou abrem as válvulas por meio de varetas. Idealmente, a árvore de comando de válvulas será posicionada diretamente por cima da cabeça do cilindro , o que elimina a necessidade de varetas. Por esta razão, muitos motores de combustão interna têm cames localizados diretamente por cima das cabeças dos cilindros.

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