circuito paraleloUm circuito paralelo é um dos dois tipos básicos de circuito elétrico que podem ser encontrados em aparelhos elétricos. "Circuito" refere-se ao total do caminho de uma corrente elétrica, ou fluxo de energia, e inclui dispositivos como resistores, que controlam o fluxo de tensão, ou diferença de carga elétrica, e os capacitores, que armazenam a carga elétrica. Circuitos são classificados em duas categorias: em série ou paralelos. Em um circuito em série, todos os componentes do circuito são alinhados em um caminho único, de modo que a corrente flui através de cada componente na ordem.

Em um circuito em paralelo, no entanto, existem múltiplas vias entre o início do circuito e o seu fim. Como resultado, uma vez que a corrente tem mais do que uma via para se direcionar, o circuito pode ainda funcionar se um caminho falhar. Isso faz com que os circuitos paralelos sejam muito mais resistentes do que os circuitos em série, e por isso os circuitos paralelos são comuns em aplicações cotidianas, tais como em fiação doméstica. Independentemente dos caminhos que o circuito tem e da forma deles, a voltagem total permanece a mesma, e todos os componentes do circuito têm os mesmos pontos comuns. Este conjunto de pontos comuns é conhecido como pontos comuns eletricamente . Cada circuito paralelo tem dois conjuntos de eles.

Em um circuito em paralelo, existem várias vias para dissipar a corrente elétrica.

                              Em um circuito em paralelo, existem várias vias para dissipar a corrente elétrica.

Uma coisa a considerar sobre circuitos paralelos é a corrente de carga que transportam. Quando um circuito tem vários caminhos para a corrente, a resistência total do circuito efetivamente cai. Uma vez que a tensão é igual à corrente multiplicada pela resistência, a tensão não muda, e isto significa que a corrente atual tende a aumentar. Assim, quanto mais caminhos um circuito têm, maior é o fluxo de corrente através de cada caminho.

Isto pode conduzir a danos no circuito ou equipamento externo, por isso que o uso excessivo de extensores de saída ou de multiplugues é considerado perigoso. Circuitos paralelos são encontrados em praticamente todos os dispositivos complexos elétricos. Muitos dispositivos usam circuitos em séries e circuitos paralelos simultaneamente.
-----------------------------------------------------
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
----------------------------------------------------------------------------

Outro aspecto de circuitos paralelos para se manter em mente é que tais circuitos devem ser medidos de maneira diferente do que os circuitos em série. Por exemplo, quando for testar um circuito em paralelo utilizando um voltímetro ou multímetro, que testa múltiplas medições, o multímetro deve ser ligado em paralelo para medir a tensão correta.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Elétrica & Eletrônica
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Elétrica & Eletrônica