Google
Matérias, artigos e empresas relacionados a Manutenção e Suprimentos para a indústria
Esqueci minha senha

Produtos químicos na indústria

Catalisadores, aditivos, biocidas, conservantes, reagentes, acidulantes e outras substâncias são produzidas com o intuito de acelerar as reações químicas.

Mais notícias relacionadas a suprimentos industriais:

Nanopartículas de óxido de zinco
Partículas individuais de óxido de zinco têm tamanho reduzido, que pode chegar a até 20 ...


Diferenças entre resinas e polímeros
Polímeros passam por um processo especial, chamado polimerização; já as resinas apresentam capacidade de serem ...


Titânio em pó
O processo de transformar o metal em pó não deixa resíduos e mantém a durabilidade ...


Produtos químicos Os produtos químicos são produzidos através de uma combinação de elementos reativos, e podem ser encontrados no estado sólido, líquido ou gasoso. O termo "químico" se refere a um vasto número de substâncias e processos que não podem ser plenamente tratados de forma única e abrangente, mas centrando-se nas áreas farmacêutica e industrial, é possível obter algumas informações gerais. Em formas naturais ou artificiais, estes produtos químicos específicos desempenham um papel crucial na produção de componentes industriais e medicamentos.

A indústria química é uma das mais importantes em todo o setor industrial, elaborando produtos químicos utilizados nas mais simples tarefas domésticas e, especialmente, nas próprias fábricas, onde os produtos químicos são aproveitados para as mais diversas finalidades. Catalisadores, aditivos, biocidas, conservantes, reagentes, acidulantes e outras substâncias são produzidas com o intuito de acelerar as reações químicas, como no caso dos catalisadores. Outros são empregados na conservação de alimentos, como os conservantes e acidulantes, sendo que estes últimos tornam os sabores dos alimentos mais intensos.

Dos produtos químicos citados, alguns possuem características específicas, como os seguintes:

Conservantes – Entre os métodos de preservação química alimentar introduzidos no século 20 estão a utilização de sais de alguns ácidos orgânicos, tais como, ácidos benzóicos propinóicos e sórbicos - por exemplo benzoato de sódio, sorbato de sódio, propionato e potássio. Ao serem absorvidos pelas células microbianas, estes produtos químicos interferem no sistema de transporte de células, o que permite que os nutrientes sejam absorvido através da membrana celular, impedindo o crescimento.

Combustíveis também recebem aditivos para melhorar seu desempenho.

Combustíveis também recebem aditivos para melhorar seu desempenho.

Eles são eficazes contra uma ampla gama de bactérias e fungos em baixas concentrações e, geralmente, não afetam o sabor dos alimentos, no entanto, eles geralmente funcionam melhor com um pH relativamente baixo, tornando-se mais adequados para utilização em alimentos ácidos, tais como sumo de frutas, bebidas gaseificada e molhos para saladas. Parabenos - Ésteres de ácido para-hidroxibenzóicos - são eficazes numa ampla gama de pHs.

Acidulantes – Acidulantes servem a inúmeras funções em produtos lácteos. Eles fornecem sabor, impedem o crescimento microbiano e reduzem o tempo de processamento. Fazem isto deixando cair rapidamente o pH do leite. Mas uma vez que o pH é reduzido, não há como retomar o nível de acidez, mas é importante identificar o melhor acidulante, seu nível de uso e método de dosagem ou de medição para o produto final desejado.

Aditivos – Em relação aos aditivos para alimentos, estes produtos são adicionados aos alimentos para melhorar a segurança, desempenho, sabor, textura ou aparência. Os alimentos processados no supermercado contêm substâncias aditivas, e muitas pessoas também usam suprimentos aditivos em casa na hora da preparação de alimentos ou do processamento, para que ele possa ser armazenado com segurança. Há diferentes tipos, incluindo aditivos naturais e artificiais. Como regra geral, os aditivos utilizados devem ser listados no rótulo de um produto alimentar.

Produção de acidulantes na indústria.

Produção de acidulantes na indústria.

Também existem outros tipos de aditivos, como os usados em combustíveis, com a finalidade de melhorar o desempenho e a eficiência dos combustíveis aproveitados em veículos motorizados. Há aditivos específicos para gasolina comum, ou diesel.

A produção e a utilização de produtos químicos tornaram-se fatores essenciais para o desenvolvimento econômico do país. De certo modo, todos os produtos e substâncias químicas elaboradas em indústrias especializadas têm grande importância na vida de todos os seres vivos, pois estão ligados a eles de modo direto e indireto, seja na medicina, em produtos farmacêuticos, nos produtos que estão em nossas casas, na alimentação, na agricultura, na água – o cloro é usado para limpeza e higienização dela - e mesmo em objetos como eletrodomésticos.

Ao produzir um determinado tipo de substância, os produtores têm em mente a preocupação não só com a utilidade e a aplicação do produto, mas também com a forma que ele será manuseado, quais os riscos para a saúde de que irá manuseá-lo e quais os riscos e consequências para o meio ambiente.
-----------------------------------------------------
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
----------------------------------------------------------------------------

Observa-se que, atualmente, a preocupação com a proteção do meio ambiente é algo latente em todas as empresas e fábricas, haja visto que a responsabilidade social e ambiental é um dever de todos. Contudo, para um produto químico, fabricado, as empresas devem ter todo o cuidado em esclarecer na própria embalagem todos os componentes que o forma, bem como a maneira mais correta de usá-lo, sem riscos para quem o utiliza.


Editora

facebook      twitter      google+

* campos obrigatórios

Outras notícias relacionadas a suprimentos industriais:

O que é velcro industrial

O velcro® de força industrial é uma marca de prendedores feitos pela Velcro Industries. Essa versão do produto já conhecido da marca foi concebida para aplicações mais pesadas ...
Plástico resistente ao calor

Plástico resistente ao calor é um corpo de material composto de substâncias químicas sintéticas, usualmente polímeros, os quais criam uma variedade de propriedades físicas. Átomos ...
Tipos de pó inseticida

Pó inseticida é usado para matar vários tipos de insetos ao ar livre e dentro de ambientes. No interior de edifícios, o pó é aplicado ao longo das rachaduras perto ...
Para que são usados os inseticidas

Inseticidas são de uso comum na agricultura, bem como em plantas em jardins e espaços vivos, com o intuito de controlar a invasão de uma matriz aparentemente ...
Usos do naftaleno

O naftaleno, ou naftalina, é um produto químico utilizado para fazer inseticidas, lubrificantes, resinas, solventes muitos outros produtos de consumo comerciais. Este pó sólido branco é mais conhecido como naftalina ...
Usos da DMDM-hidantoina

Dimetilol dimetil-hidantoína (DMDM-hidantoína), é um ingrediente conservante comum encontrado em produtos cosméticos, na produção de materiais de construção e em artigos domésticos. O composto qu ...
Produção de formaldeído

Compostos orgânicos, simples ou complexo, podem ser produzidos de várias maneiras. Apenas os de melhor custo-benefício podem ser utilizados para a produção comercial. A produção ...

Suprimentos Industriais
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Suprimentos Industriais


Veja na Agenda de Feiras e Congressos
Veja na Agenda de Feiras e Congressos

Google