aditivos artificiaisAditivos artificiais são substâncias sintéticas que são adicionadas aos alimentos. Substâncias sintéticas não são encontradas no ambiente natural, portanto, devem ser fabricadas. Elas são comumente utilizadas para conservar alimentos ou melhorar o seu sabor. Aditivos artificiais são contrastados com os tipos de aditivos naturais, produzidos a partir de produtos químicos que são encontradas naturalmente. O uso de aditivos artificiais é muito difundido nos países industrializados, mas há crescentes movimentos que defendem os alimentos totalmente naturais ou orgânicos.

Conservantes de alimentos são utilizados para mitigar os danos físicos, químicos ou biológicos que poderão ocorrer em alimentos. Danos físicos podem acontecer a partir da exposição à luz ou ao calor, e a oxidação química ocorre quando o alimento permanece muito tempo na presença de oxigênio. A deterioração na maior parte dos alimentos, no entanto, é causada por microorganismos, como bactérias, leveduras e bolores. Benzoato de sódio é um conservante de alimentos artificial que é eficaz para matar microorganismos; seu uso é especialmente prevalente em alimentos muito ácidos, como molho de salada.

Corantes artificiais são aditivos utilizados para alterar a aparência do alimento.

                                      Corantes artificiais são aditivos aproveitados para alterar a aparência do alimento.

Um aditivo comum artificial utilizado para melhorar o sabor é substituto do açúcar. Estas substâncias geralmente são muito mais doces que o açúcar por unidade de massa. Consequentemente, os fabricantes utilizam muito menos adoçante para atingir um sabor semelhante. Os adoçantes artificiais também são mais baratos para produzir do que o açúcar, e por isso as indústrias de alimentos regularmente economizam dinheiro usando esse tipo de suprimento aditivo artificial. Muitos produtos diet contêm uma pequena quantidade de adoçante artificial, com menos calorias do que o açúcar, mantendo um sabor doce.

Corantes artificiais são aditivos utilizados para alterar a aparência do alimento. Aparentemente alimentos naturais, como frutas e peixes, por vezes, contêm corantes artificiais para mascarar a variação natural de cor. Cores naturais também são reforçadas com corantes artificiais. As pessoas frequentemente associam as cores dos alimentos aos sabores certos, ou seja, a coloração de alimento também pode ser usada para afetar o sabor percebido. O uso de corantes naturais de alimentos está em alta, no entanto, há preocupações de segurança a cerca dos aditivos artificiais.
-----------------------------------------------------
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
----------------------------------------------------------------------------

A polêmica com aditivos artificiais remonta aos primeiros anos do século XX. Certos aditivos artificiais têm sido associados em estudos de investigação sobre o cancro, problemas digestivos, e efeitos comportamentais. Um exemplo famoso é o adoçante artificial sacarina. A sacarina foi investigada nos Estados Unidos em 1907 quando o aditivo era considerado perigoso para a saúde pública.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Suprimentos Industriais
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Suprimentos Industriais