tipos de conservantes para alimentosExiste uma grande variedade de conservantes de alimentos utilizados por cozinheiros e fabricantes para prolongar a vida dos produtos alimentícios e melhorar o armazenamento de alimentos cozidos e in natura. Muitos conservantes naturais, como sal e açúcar, são muitas vezes utilizados na preservação de frutas enlatadas, carnes processadas, bem como vários tipos de enlatados ou vegetais.

Nitratos e nitritos são conservantes artificiais comuns encontrados em muitas carnes processadas, incluindo bacon, e são feitos de cloreto de sódio, mais conhecido sal de cozinha. Os suprimentos antioxidantes também desempenham um papel na conservação de alimentos frescos e transformados, assim como os métodos caseiros adequados de preservação, como o congelamento e salmoura.

Os fabricantes da indústria de alimentos utilizam uma matriz de conservantes de alimentos para manter os produtos sempre frescos e estáveis, bem como para prolongar o prazo de validade e impedir a deterioração natural.

Um dos conservantes de alimentos mais comuns é o sal. O sal é um conservante do alimento mais popular usado em casa para preservar a carne crua, pois o sal ajuda a tirar a umidade da carne através de um processo chamado osmose. Isto é frequentemente chamado de cura da carne e é um dos métodos mais antigos de preservação de produtos alimentares conhecidos.

O sal é um principais conservantes de alimentos como a carne.

                                                 O sal é um principais conservantes de alimentos como a carne.

O açúcar é também um dos conservantes de alimentos comuns, muitas vezes usados para estender a vida de sobremesas e alimentos doces, como frutas em conserva ou doces variados. Às vezes o açúcar natural é substituído por xarope de alto teor de frutose de milho em muitos alimentos processados para agir como um edulcorante, menos caro e conservante.

Antioxidantes sintéticos, tais como hidroxianisole butilado e hidroxitolueno butilado, são adicionados a alguns alimentos para prolongar a validade e preservar os alimentos contra os danos que o oxigênio proporciona à comida. Conservantes alimentares sintéticos contêm alguns pontos negativos sobre seus efeitos sobre a saúde, mas a ciência ainda não esclareceu quanto aos efeitos de pequenas quantidades deste produto para a saúde humana.
-----------------------------------------------------
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
----------------------------------------------------------------------------

Métodos de preservação de alimentos naturais, tais como o congelamento ou secagem, são muito populares para indivíduos que preparam comida em casa. Conservas e decapagem de alimentos com vinagre e sal também são excelentes métodos de preservação utilizados para prolongar a vida útil de qualquer alimento cru ou cozido.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Suprimentos Industriais
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Suprimentos Industriais