fertilizantes orgânicosFertilizantes orgânicos são os compostos de fertilizantes que contêm um ou mais tipos de matéria orgânica. Os ingredientes podem ser de matéria animal ou vegetal, ou uma combinação dos dois. É possível comprar marcas comerciais de fertilizantes orgânicos ricos, bem como preparar adubo orgânico em casa pela formação de um composto.

Ao descrever o suprimento fertilizante, é importante lembrar que a definição funcional do termo “orgânico” é o mesmo que o aplicado a alimentos orgânicos. Isto é, o adubo é composto de elementos que são produzidos de uma maneira completamente natural, sem o auxílio de quaisquer componentes fabricados sinteticamente ou aditivos.

Muitos elementos naturais diferentes podem fazer parte da criação de adubo orgânico. O esterco animal é um ingrediente comum em ambas as misturas comerciais e as preparadas em casa. Produtos fora da validade, restos de ossos e plantas em decomposição removidas no final da estação podem também ser colocados solo em pequenas porções, servindo de adubo. Essencialmente, qualquer matéria que é de origem natural e sujeita à decomposição é um bom candidato para a inclusão no produto fertilizante.

Agentes de fertilizantes organicamente preparados podem ser usados para cultivar legumes, levantar flores, e até mesmo para produzir um gramado verdejante. Como acontece com qualquer tipo de fertilização de produtos, o fertilizante orgânico é espalhado uniformemente em toda a extensão do quintal. Muitas vezes, o processo de fertilização ocorre antes de as sementes serem plantadas. Uma vez que o solo é devidamente lavrado e misturado com o fertilizante, as sementes são distribuídas e a área é regada. A presença de materiais naturais ajuda as sementes de bico e raízes, acabando por produzir um belo tapete de grama em todo o gramado.

Fertilizante artificial utilizado em plantações e em jardinagem.

                                       Fertilizante artificial utilizado em plantações e em jardinagem.

De igual modo, o fertilizante orgânico pode ser utilizado em hortas para reabastecer o teor de nutrientes no solo. Isso é muitas vezes feito antes de aplainar a próxima rodada de culturas no jardim. Preparar o solo antecipadamente oferece o cenário ideal para as sementes recém-plantadas ou plantas jovens, a fim de criarem raízes e crescerem rapidamente.

Até jardins de flores se beneficiam do uso de adubo orgânico. Tal como acontece com gramados e jardins de vegetais, o fertilizante é adicionado ao solo antes do plantio. Dependendo do clima e dos tipos de flores no jardim, o uso de adubo orgânico líquido também pode ser recomendado como as plantas maduras. Um fertilizante orgânico de nitrogênio também é útil durante o processo de crescimento para flores e gramados.
-----------------------------------------------------
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
----------------------------------------------------------------------------

O adubo orgânico pode ser comprado na maioria das lojas de produtos para agricultura e jardinagem. Uma vez que o fertilizante natural é normalmente vendido ao lado de marcas que contêm elementos sintéticos, é importante ler o conteúdo listado no rótulo dos produtos fertilizantes antes de efetivar a compra.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Suprimentos Industriais
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Suprimentos Industriais