Transformador de ziguezague

Transformador de ziguezagueUm transformador de ziguezague é um dispositivo de três fases que produz um ponto de referência de aterramento a partir de um a três fios da linha de alimentação. Ele se enquadra na categoria de transformadores trifásicos e faz uso de um design especial que deriva de um novo conjunto de três fases dos vetores existentes, que impulsionam uma estrela ou conexão Y. Para descrever transformador de ziguezague trifásico, pode ser útil observar uma simples analogia monofásica e de fase dupla.

Com uma linha de energia monofásica, não parece haver necessidade de obter o ponto de aterramento porque o nível neutro é mantido em todas as condições. Quando o fio de fase única apresenta falha, o fio neutro tem sempre o mesmo potencial. Embora o alimentador de energia de dupla fase seja raramente utilizado, seu princípio é um bom caso para descrever o papel do transformador de aterramento em ziguezague.

No caso, o alimentador de duplo fase usaria dois fios, cada um com um desvio de fase de vetor de 180 graus a partir do outro. Se transformadores elétricos de dupla fase são considerados, a corrente alternada (VAC) de 110 volts, na distribuição dupla fase, faria uso de dois fios de 110 VCA.

No transformador em ziguezague existem dois conjuntos de enrolamentos para cada fase.

No transformador em ziguezague existem dois conjuntos de enrolamentos para cada fase.

No exemplo acima, é considerado que a próxima linha neutra não tenha se tornado disponível. Deve-se notar que o ponto neutro é acessível ao lado do gerador onde é uma derivação central sobre a saída do enrolamento do gerador 110-0-110 VAC. O desafio é produzir um fio neutro a jusante da distribuição elétrica.

O transformador de ziguezague, estando com uma ligação Y, regenera uma saída de três fases usando tensões de duas fases de cada vez. Quando todas as combinações de duas fases são feitas, os vetores trifásicos resultantes são convergentes sobre um único ponto de referência neutro. Dentro do transformador em ziguezague dois conjuntos de enrolamentos para cada fase – um enrolamento interior e outro enrolamento exterior – são enrolados opostamente para oposição ao fluxo.
—————————————————–
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
—————————————————————————-
Para cada núcleo, o enrolamento interior é tomado a partir da fase seguinte na sequência. Quando as cargas são equilibradas em cada uma das três fases, o ponto neutro do transformador em ziguezague tem o mesmo potencial, mas quando existe uma falha em uma fase ou um desequilíbrio nas cargas de fase, haverá uma tensão no ponto neutro.

<

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password