Como limpar conectores elétricos

Como limpar conectores elétricosAs conexões elétricas, especialmente aquelas expostas ao ar livre ou a elementos da natureza, podem ser propensas a corrosão. A corrosão impede o fluxo de eletricidade e causa falhas no dispositivo que está sendo alimentado.

Na maioria das vezes, uma limpeza básica dos conectores elétricos sobre as partes macho e fêmea da ligação pode remediar a situação. Geralmente, as peças macho são pinos ou sondas de metal que se encaixam em um soquete fêmea. A maior parte dos conectores elétricos que ficam expostos é pequena e pode exigir uma escova de metal de pequeno diâmetro. Seguindo um método básico, é possível remover a corrosão e melhorar a conexão.

Para conectores macho, deve-se iniciar removendo toda a alimentação elétrica do circuito. Nunca tente limpar qualquer conector ou dispositivo enquanto ele estiver em operação.

Antes de limpar as entradas, é importante desligar toda a energia do circuito

Antes de limpar as entradas, é importante desligar toda a energia do circuito

Limpe o conector e deixe-o livre de qualquer sujeira ou detritos usando um pano limpo. Puxe o conector além expondo a tomada fêmea e as sondas ou pinos. Observe a condição dos pinos do sexo masculino. Um pó verde ou esbranquiçado sobre os pinos indica um problema de corrosão. Se o metal parece oxidado e quebrado, o conjunto de obturador inteiro pode precisar de substituição.

Em seguida, rasgue um pedaço pequeno de lixa fina, de cerca de 2 centímetros de largura por 2 centímetros de comprimento. Esfregue os pinos com a lixa para remover a descoloração do metal. Você pode quebrar o pequeno pedaço de lixa ao redor do pino. Gire o papel até que apareça uma superfície metálica limpa ou brilhante.

—————————————————–
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
—————————————————————————-

Escove os pinos de metal com uma escova apropriada (pode até ser uma escova de dentes). Aplique uma pulverização rápida do limpador de contato elétrico para remover qualquer pó seco ou corrosão. Use vinagre para limpar os pinos se um limpador de contatos não está disponível. Escove os pinos novamente para remover qualquer sobra de detritos. Por fim, aplique um revestimento de pulverização de lubrificante de contacto. Isso irá ajudar a manter o dispositivo sem corrosão e aumentar a condutividade do conector.

A manutenção correta dos conectores garante uma melhor operação

A manutenção correta dos conectores garante uma melhor operação

Já no caso da peça fêmea, use um spray limpador de contatos no soquete. Novamente, você pode lançar mão do vinagre se o produto específico não estiver disponível.

Coloque uma escova de aço de diâmetro pequena no soquete. Gire a escova no sentido horário. Continue a rodar a escova e, em seguida, rapidamente puxe a escova da tomada. Essa ação irá remover todos os detritos no orifício.

Continuar com o processo na etapa com cada tomada de pino individual. Para finalizar, borrife uma quantidade generosa, de um a dois segundos de pressão no botão de spray, do lubrificante de contato na tomada. Volte a montar o conector para que ele funcione novamente.

<

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password