termostato de geladeiraUm termostato de geladeira é o componente de controle do sistema de arrefecimento do frigorífico. Este sistema inclui um compressor, um condensador, um dispositivo de medição, e um evaporador. Ele funciona através da remoção de calor do refrigerador. O dispositivo é geralmente localizado no interior da geladeira e tem um botão que permite aos usuários fazer o ajuste.

Uma vez que o usuário define a temperatura desejada, o termostato do frigorífico mantém essa temperatura por flutuações internas do sensor, levando o compressor a ligar ou desligar em resposta a essas mudanças. Quando o refrigerador está adequadamente ajustado para a temperatura designada, o termostato interrompe o fluxo de eletricidade para o compressor, impedindo-o de arrefecer o aparelho.

O compressor é o motor do sistema de refrigeração. Com o tamanho de uma bola de futebol, ele inclui uma bomba e um motor em um compartimento selado, onde o líquido de arrefecimento do frigorífico, chamado de refrigerante, se dissipa. Quando este modelo de termostato detecta demasiado calor, o compressor se liga e começa a transformar o refrigerante a partir de um estado gasoso de baixa pressão em um gás de alta pressão.

Tipo de termostato externo instalado na geladeira.

                                                                   Tipo de termostato externo instalado na geladeira.

Os gás refrigerante move-se a partir do compressor para o condensador, onde se torna um líquido que emite calor. O refrigerante líquido é então forçado até um tubo capilar, que controla a pressão e o fluxo. Quando o fluido refrigerante líquido atinja o evaporador, perde pressão e se altere novamente para o estado gasoso. Esta transformação de líquido para gás absorve o calor no frigorífico, resultando em um efeito de arrefecimento.

O dispositivo de geladeira é diferente do termostato de degelo, que trabalha com uma característica de degelo automático. Geladeiras mais modernas se degelam automaticamente, o que significa que o gelo acumulado no interior do eletrodoméstico derrete automaticamente. Isto ocorre porque o temporizador de descongelação desliga o refrigerador e aciona o aquecedor de descongelação, que está localizada perto de serpentinas de arrefecimento do refrigerador.

Como o aquecedor fica quente, o gelo acumulando sobre as serpentinas de resfriamento se derrete. O termostato de degelo é colocado perto das serpentinas de arrefecimento e leva o aquecedor a se desligar quando o calor perto das bobinas atingiu uma temperatura específica.
-----------------------------------------------------
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
----------------------------------------------------------------------------

Um termostato externo pode ser utilizado no processo de fermentação de cerveja ou para fazer queijo. Estes termostatos incluem um anel de controle de temperatura e uma sonda que é colocada no interior do refrigerador. O frigorífico é, então, conectado ao termostato externo, que substitui os controles internos.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Controle & Instrumentação
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Controle & Instrumentação