Melhores métodos para a impermeabilização da madeira

Melhores métodos para a impermeabilização da madeiraNa indústria da construção civil, a madeira é um material importante e que pode ser utilizado para fabricação de coberturas, pisos e revestimentos, e serve também como elemento estrutural de uma casa. Alguns dos melhores métodos para a impermeabilização da madeira são aplicados para manter esse tipo de material de construção livre de infiltrações e umidade. A impermeabilização de revestimentos pode ser realizada com base em substâncias vedantes da madeira. Embora esse tipo de serviço requeira os conhecimentos técnicos de uma equipe especializada no assunto, mesmo um leigo pode utilizar uma solução de impermeabilização para aplicar na madeira externa de móveis ou de algumas partes da casa.

Na construção ou no setor de movelaria, é crucial que a madeira seja impermeabilizada a fim de que fique protegida contra a umidade e contra os riscos de apodrecimento, empenamento e até mesmo de rachaduras e dos raios solares. Sem uma membrana de impermeabilização, a madeira acaba absorvendo água e fica com seu volume original reduzido. Este ciclo de expansão e contração da madeira pode fazer com que o material se rache ou se deforme. Sem a impermeabilização é comum também o surgimento de mofo em algumas partes da madeira, especialmente as que mantêm maior contato com a umidade.

A maioria dos impermeabilizantes de madeira é feita com base em polímeros epóxi ou similares. Mas grande parte dos selantes de madeira inclui ingredientes típicos como a acetona, resina de poliéster e resinas acrílicas elastoméricas, só para citar alguns exemplos. No entanto, muitos produtos podem ser utilizados como uma solução de impermeabilização da madeira. O verniz é um deles. Na maior parte das vezes, é mais fácil encontrar o verniz incolor, mas os fabricantes de tintas e vernizes produzem vernizes coloridos, que conferem uma tonalidade diferente à madeira depois de selada. Além de deixar a madeira mais protegida, o verniz oferece um aspecto vitrificado à superfície dos móveis ou de colunas de madeiras.

Impermeabilização da madeira Atualmente, pode-se observar que há um interesse crescente em soluções de impermeabilização atóxicas. Estas são, sem dúvida, as melhores para o ambiente e não causam alergias às pessoas, tão pouco às plantas ou aos animais. Os produtos impermeabilizantes ecologicamente corretos estão entre os preferidos dos arquitetos e engenheiros civis, pois não degradam o meio ambiente e proporcionam um ótimo resultado de acabamento nas peças.

Porém, antes de impermeabilizar um móvel ou outra estrutura qualquer, é preciso determinar qual o tipo de madeira será utilizado. Outra dica é identificar se a peça já passou por algum outro processo de vedação, em que tenha sido empregado um tipo específico de impermeabilizante que não possa ser misturado a outro. No caso de a estrutura de madeira já ter sido impermeabilizada no passado, uma ideia e testar a impermeabilidade da peça com jatos de água. Se houver infiltrações, isso significa que deve ser passada outra camada de selante como forma de manutenção do tratamento da madeira. Mas se a água escorrer e não infiltrar na madeira, então, não será preciso retocar o verniz de proteção.

A impermeabilização de madeira em pisos é normalmente muito simples e dispõe de uma gama de produtos que podem ser aplicados com um pincel ou mesmo pulverizados com uso de quaisquer modelos de pulverizador. Vale lembrar que as madeiras mais “macias” como o cedro absorvem mais produto mais rapidamente; sendo assim, duas ou três demãos de impermeabilizante já são o suficiente. Em madeiras mais duras, apenas uma demão pode já dar os resultados esperados, embora seja importante ler as instruções do produto selecionado e usá-lo conforme o recomendado.

<

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password