Google
Matérias, artigos e empresas relacionados a Manutenção e Suprimentos para a indústria
Esqueci minha senha

Reciclagem de plástico

Reciclar plásticos, que são feitos principalmente com petróleo, ajuda a economizar energia para sua produção, além de reutilizar o material para outras finalidades.

Mais notícias relacionadas a meio ambiente:

Lubrificantes Fênix minimiza impacto com oxidação térmica
A preocupação com o meio ambiente está no DNA da empresa desde sua fundação.


Empresas de biotecnologia representam Brasil na Bio 2013
Maior convenção do setor acontece em abril nos EUA


Para que servem as cortinas de lodo
Também conhecidas como barreiras de lodo, são usadas para evitar que sedimentos de construção poluam ...


Reciclagem de plásticoOs plásticos são usados para fabricar vários dos produtos que usamos todos os dias, como embalagens de bebidas e alimentos, sacos de lixo, copos e utensílios descartáveis, brinquedos e fraldas, embalagens de diversos itens de limpeza, desde xampu até detergente líquido. E isso nem contabiliza todo o plástico que está em objetos como móveis, eletrodomésticos, computadores e automóveis.

-----------------------------------------------------
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
----------------------------------------------------------------------------


A necessidade de reciclagem de plásticos está crescendo a cada dia. Como o uso de plásticos aumentou ao longo dos anos, esse material se tornou uma maior parte dos resíduos sólidos urbanos (RSU) de fluxo crescente: passou de menos de 1% em 1960 para aproximadamente 12% em 2008. Segundo os relatórios sobre bebidas da Marketing Corporation, o americano médio consumiu 28,3 litros de água engarrafada em 2006, muito mais do que os 1,6 litros em 1976. Os Estados Unidos lideram o consumo mundial de água engarrafada, comprando 28 bilhões de garrafas de água por ano. Entre 70 e 80% dessas embalagens acabam em aterros sanitários.

A reciclagem de plásticos economiza energia e recursos naturais (como água, petróleo e natural) necessários para a criação de plástico virgem. De acordo com o American Plastics Council, a produção de plásticos é responsável por 4% do consumo de energia e 70% dos plásticos são feitos a partir de gás natural.

Garrafas de água e refrigerante são responsáveis por grande parte do consumo de plástico

                      Garrafas de água e refrigerante são responsáveis por grande parte do consumo de plástico

Reciclagem de produtos de plástico também os mantém fora dos aterros e permite que os plásticos sejam reutilizados na fabricação de novos produtos. A reciclagem de uma tonelada de plástico poupa 7,4 metros cúbicos de espaço em aterros sanitários.

A reciclagem de plásticos nunca não é tão fácil quanto parece. Hoje, o acesso à separação de lixo limpo foi ampliado no Brasil nas residências e em locais públicos, como supermercados, mas ainda está longe do ideal. Muitas cidades brasileiras ainda não têm esse serviço. Já na indústria, a reciclagem se desenvolve conforme as empresas se preocupam mais e mais com as questões ambientais.

Em geral, a reciclagem de plásticos ainda é relativamente baixa. Em 2008, em média 6,5% dos plásticos entre os resíduos sólidos urbanos foi reciclado, ou seja, cerca de 2,1 milhões de toneladas entre 30 milhões no total.

A confusão sobre o que pode ou não ser reciclado continua a confundir os consumidores. Plásticos são especialmente problemáticos, já que diferentes tipos de plástico exigem processamentos diferentes para serem reutilizados como matéria-prima. Aqui no Brasil, é comum que todos os plásticos sejam descartados juntos para, posteriormente, serem sepados na usina de reciclagem.

Copos descartáveis são uma comodidade que custa caro para o meio ambiente

Copos descartáveis são uma comodidade que custa caro para o meio ambiente

Os plásticos mais fáceis de reciclar são feitos de polietileno tereftalato (PET). Exemplos incluem garrafas de refrigerantes, recipientes de remédios e muitos outros recipientes de produtos comuns de consumo. Depois de processado por uma unidade de reciclagem, PET pode tornar-se fibras para roupas. Também pode ser usado para fazer sacos de feijão, corda, para-choques de carros, bola de tênis de feltro, pentes, fitas cassetes, velas para barcos, móveis e, claro, outras garrafas de plástico.

Já o plástico polietileno de alta densidade inclui recipientes mais pesados de detergentes para a roupa e branqueadores, bem como embalagens de xampu, leite e do óleo de motor. Esse tipo geralmente é reciclado em brinquedos, tubos de madeira, plástico e cordas. Isopor também pode ser reprocessado em outros itens, como isolamento de espuma e fitas.

Cloreto de polivinila, comumente usado em tubos de plástico, cortinas de banheiro, tubos médicos, painéis de vinil e até mesmo em alguns bicos de mamadeira, papel filme, plásticos de potes reutilizáveis e sacos plásticos são os itens mais difíceis de reutilizar e apresentam baixa taxa de reciclagem.

facebook      twitter      google+

* campos obrigatórios

Outras notícias relacionadas a meio ambiente:

ABNT lança norma sobre manufatura reversa de eletroeletrônicos

Nesta sexta-feira (19 de abril), a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) apresenta em São Paulo a norma ABNT NBR 16156:2013 - Resíduos de equipamentos eletroeletr ...
Desenvolvimento econômico sustentável

O termo desenvolvimento econômico sustentável refere-se ao saldo de crescimento econômico junto com as necessidades sociais e ambientais. Para que o crescimento econômico seja considerado sustent ...
Como funciona um sistema de esgotos

Um sistema de esgoto de águas residuais move o material isolado a partir de seu ponto de origem, de modo que possa ser eliminado ou tratado. Existem três principais ...
Prós e contras de sacolas reutilizáveis

Com tantos problemas ambientais que assolam o planeta, o ideal seria que todas as pessoas contribuíssem para evitar a poluição originada pelo acúmulo de lixo, especialmente por ...
Poluição causada por produtos plásticos

O plástico tornou-se um produto essencial para as pessoas ao redor do mundo. Desde a sua descoberta por Alexander Parkes em 1852, tem sido um dos produtos mais usados ...
O que é biorremediação

A biorremediação é um método, dentro do campo da biotecnologia, criado para impedir as crescentes ameaças provenientes de formas graves de poluição ambiental. Como o nome sugere ...
Ministro da Economia alemão ainda se opõe a licenças de emissão de carbono

Ministério da Economia da Alemanha continua em oposição a um plano da União Europeia para conter um excesso de oferta de licenças no maior mercado mundial ...

Meio Ambiente
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Meio Ambiente


Veja na Agenda de Feiras e Congressos
Veja na Agenda de Feiras e Congressos

Google