Uso seguro de uma rebobinadeira de papelUma rebobinadeira de papel é um equipamento de grande porte usado em fábricas de papel para processar enormes rolos de papel. Também conhecidas como máquinas separadoras, rebobinadeiras de papel podem ser muito perigosas quando os trabalhadores não seguem o protocolo de segurança adequado. O tamanho e a velocidade desse equipamento significam que os operadores podem se ferir ou até morrer em questão de momentos se cometem erros.

Equipamento

Rebobinadeiras de papel vêm com guardas e switches de parada de emergência. Esses recursos, juntamente com a formação adequada dos trabalhadores sobre como usar a rebobinadeira, devem impedir os operadores de ficarem presos ou serem cortados pela máquina. No entanto, equipamentos de proteção individual (EPIs) são tão eficazes quanto a formação das pessoas que estão usando o aparelho.

Operadores de máquinas de rebobinar papel podem ficar presos no equipamento

                         Operadores de máquinas de rebobinar papel podem ficar presos no equipamento

Os trabalhadores também são obrigados a usar capacetes, protetor auricular, óculos de segurança e botas com bico de aço para protege-los dos possíveis perigos ocupacionais.

Treinamento

Rebobinadeiras de papel são máquinas muito complexas e as pessoas não treinadas não devem ficar ao redor delas. A formação da equipe de empregados serve para familiariza-los com a finalidade e função do rebobinador de papel e, mais importante, alerta os funcionários em relação aos riscos potenciais e como lidar com eles.

-----------------------------------------------------
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
----------------------------------------------------------------------------

O rosqueamento, o processo de começar um rolo de papel na máquina, é uma operação particularmente perigosa se feita de forma inadequada, porque a pessoa que faz a segmentação pode ter seus dedos, mãos ou braços presos na máquina rotativa ou no papel. Nenhum funcionário deve operar um rebobinador de papel até que seus supervisores estejam confiantes de que ele pode faze-lo com segurança.

Perigos

Qualquer máquina grande com partes móveis é inerentemente perigosa. Um rebobinador de papel cria rolos de papel que têm entre 10 metros de largura e 6 metros de diâmetro. O papel sozinho pesa o suficiente para matar facilmente uma pessoa se ele cair sobre ela.

Treinamento de pessoal é fundamental na hora de utilizar uma rebobinadeira

Treinamento de pessoal é fundamental na hora de utilizar uma rebobinadeira

Além disso, existem riscos de trituração, de puxar e de eletrocussão. Em uma fábrica de papel que executa corretamente as precauções de segurança adequadas, esses riscos diminuem. No entanto, em uma fábrica onde a segurança não é uma prioridade e onde a formação e manutenção são falhas, os trabalhadores podem estar em perigo de ferimento e morte.

Perigos a longo prazo

Trabalhadores expostos a altos volumes de som por longos períodos podem sofrer perda de audição a longo prazo. Usar uma proteção auditiva regularmente reduz muito o risco de isso acontecer. A presença de dioxina no papel comercial para diversos métodos de produção também apresenta risco de danos à saúde.

Autor(es):

facebook      twitter      google+

Segurança do Trabalho
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Segurança do Trabalho